PRF e PJF realizam ações para homenagear vítimas de acidentes

Objetivo é conscientizar a população sobre o impacto das mortes e lesões e a importância da prevenção no trânsito


Por Rafaela Carvalho

20/11/2021 às 14h54

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irão realizar ações educativas. Neste domingo (21), agentes de transporte e trânsito, com apoio da Guarda Municipal, estarão presentes na Avenida Brasil, no projeto Rua de Brincar, que acontece todos os domingos de manhã, para panfletar sobre a campanha. Na próxima quarta-feira (24), a partir das 10h, uma blitz educativa será realizada por representantes da PRF e da secretaria, no entroncamento de acesso a Juiz de Fora, na altura do km 799 da BR-040.

A iniciativa vai homenagear não só as pessoas que morreram em decorrência de acidentes, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos, que lidam, diariamente, com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito. “Este dia é uma ferramenta importante para o poder público, a sociedade civil organizada e todos aqueles que trabalham com a causa demonstrarem a enorme escala e impacto das mortes e lesões no trânsito, permitindo a todos uma maior conscientização sobre a necessidade urgente de ações para diminuir ou conter a esse cenário de violência”, ressaltou a PRF.

PUBLICIDADE

Análise sobre realidade do trânsito

Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU), o terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Conforme a PRF, trata-se de um momento de análise sobre a realidade do trânsito que vitima milhares de pessoas todo ano e deixa marcas significativas nos familiares e profissionais alcançados diretamente pelas sequelas dos acidentes.

Em 2021, a data será lembrada em 21 de novembro, e os órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito estão empenhados em marcar o referido dia com ações relevantes que busquem despertar uma conscientização quanto à responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro e a redução da vitimização. “Considerando o papel relevante que a PRF possui, frente à garantia de trânsito seguro e livre mobilidade nas rodovias federais, bem como a responsabilidade na redução de acidentalidade e preservação da vida, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito possui significado bastante expressivo para a instituição”, afirma a PRF.

Para chamar a atenção sobre a importância da consciência, a PJF lembrou que, no último Relatório Global de Segurança Viária lançado em 2018, a Organização Mundial de Saúde constatou que 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, todos os anos, no mundo. “No Brasil, em 2019, morreram 30.371 pessoas em decorrência do trânsito, segundo os dados do Ministério da Saúde”, enfatizou a PJF.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.