Com nova flexibilização, eventos em JF podem se estender até 5h da madrugada
PJF também altera regras e capacidade de público fica restrita a 57% da capacidade total dos espaços
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) emitiu, na tarde desta sexta-feira (8), uma nova nota técnica no âmbito do programa Juiz de Fora Viva, que regula as regras de enfrentamento à pandemia da Covid-19 na cidade. A nota flexibiliza as normas para o setor de eventos. Com as mudanças, fica suspensa a limitação de público a 320 pessoas em ambientes fechados e, em locais abertos, a 380 pessoas. Tais eventos, no entanto, ainda terão a presença de público restrita a 57% da capacidade total do espaço. Os eventos não precisarão terminar até 1 hora da madrugada, podendo se estender até as 5h. As regras já valem a partir desta sexta-feira.
De acordo com a nota, a flexibilização vale para eventos sociais, como noivados, casamentos, happy hour, churrasco e formatura; e eventos corporativos e educacionais, como conferências, reuniões, treinamentos, simpósios, palestras, seminários, cursos, entre outros. A suspensão vale ainda para feiras comerciais e atividades culturais e de entretenimento, como ensaios, festivais musicais, casas noturnas e shows; além de esportivos, incluindo estádios e ginásios.
A nota ainda prevê que, quando a cidade alcançar a marca de 60% da população com vacinação completa, a limitação da presença será revista para 60% da capacidade do espaço. Já com 65% da população com imunização completa, os eventos poderão ser realizados com 65% da capacidade.
Segunda etapa
Quando a cidade atingir 70% da população com seu ciclo de vacinação completo, entrará em vigor a segunda etapa do programa Juiz de Fora Viva. Nesta fase, o distanciamento social para todas as atividades e estabelecimentos passa a ser de um metro. Eventos de qualquer natureza serão permitidos em horário livre, com 70% da capacidade de espaço, incluindo ginásios e estádios. A participação em todos os eventos permanece condicionada ao esquema vacinal completo.
Apesar das flexibilizações, a PJF ressalta que todos os eventos deverão seguir os protocolos previstos para a primeira etapa do programa Juiz de Fora Viva, incluindo obrigatoriedade de comprovação de esquema vacinal completo, obrigatoriedade do uso de máscara e outras medidas de higiene/etiqueta recomendadas pelo Ministério da Saúde.
“É responsabilidade dos promotores de eventos zelar pelas condições necessárias para o controle da apresentação de comprovantes vacinais e documento de identificação individual com foto, na entrada dos espaços, sem promover aglomerações, e pelo atendimento às medidas de proteção”, afirma a nota.
Diálogo
As mudanças foram bem recebidas pelo setor de eventos da cidade. No final da manhã desta sexta-feira (8), antes da divulgação da nota, representantes do segmento se reuniram com a prefeita Margarida Salomão (PT), a secretária de Governo, Cidinha Louzada e o secretário de Desenvolvimento e Coordenador do Programa Juiz de Fora Viva, Ignácio Delgado. A pauta do evento foi exatamente a retomada dos eventos.