Carlos Fernando Cunha lança música composta a oito mãos

Idealizada em 2018, “Lua formosa” é primeira parceria que reúne o cantor e compositor com Roger Resende, Cacáudio e Luizinho Lopes


Por Júlio Black

08/10/2021 às 07h00

Capa de “Lua formosa” foi feita por Margareth Guiga, amiga do cantor.

O cantor e compositor Carlos Fernando Cunha lança nesta sexta-feira (8), nas principais plataformas de streaming musical, o single “Lua formosa”. A música é a primeira composição a reunir quatro dos principais nomes do cenário musical de Juiz de Fora: além do próprio Carlos, participaram da criação Roger Resende, Luizinho Lopes e Cacáudio. O single, gravado no início do ano nos estúdios Carbon, no Rio de Janeiro, e Sensorial Centro de Cultura, tem produção de Alexandre Elias, amigo de infância do cantor e que ele reencontrou há poucos anos. A capa foi criada por outra amiga do cantor, a artista Margareth Guiga.

A história de “Lua formosa” não é recente. Segundo Carlos Fernando, ela foi composta há pouco mais de três anos, durante a comemoração do aniversário de sua esposa, Andréa Mello, sob a inspiração de nosso satélite natural. “Ela surgiu ali, na hora. Estávamos aqui em casa, na laje, com aquela lua cheia maravilhosa, bem no início de setembro, e começamos a brincar, pensar no que a Lua poderia inspirar, e surgiu a ideia da amizade, dos encontros como aquele em que estávamos. Todo mundo estava com um violão, e aí foi surgindo uma palavra, um verso”, relembra.

PUBLICIDADE
“Lua formosa” marca o encontro de quatro nomes de destaque do samba e da MPB de Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Mais ou menos no mesmo período, Carlos Fernando Cunha reencontrou Alexandre Elias, que foi o responsável por sua primeira experiência no estúdio, ainda no Rio de Janeiro, ao convidá-lo para participar de uma música de seu primeiro álbum.

“Depois disso eu mudei de Jacarepaguá, onde morávamos, e mais para frente vim morar em Juiz de Fora, e nos afastamos. Fomos nos reencontrar mais de 20 anos depois, e contei para ele _ que tinha trabalhado com trilhas sonoras de teatro, como nos espetáculos sobre Tim Maia, Wilson Simonal _ que também havia enveredado pela música. Ele ouviu meu trabalho por meio do streaming e ficou surpreso, porque antes eu só cantava por brincadeira, mas falou que precisávamos fazer algo juntos.”

Calhou então que a oportunidade veio com uma música que falava justamente sobre amizade. “Conversamos sobre trabalhar juntos há pelo menos três anos, mas já tinha outros projetos em desenvolvimento. A oportunidade surgiu porque ‘Lua formosa’ iria entrar no projeto que eu e Cacáudio desenvolvemos pela Lei Murilo Mendes, que será lançado em dezembro, mas mudamos de ideia porque será um álbum apenas com parcerias nossas, então resolvi lançá-la antes como single, marcando a estreia da parceria cantor-produtor com o Alexandre”, explica.

Ainda sobre ineditismos, Carlos Fernando fala sobre a primeira composição feita a oito mãos pelos artistas e amigos. “Antes da pandemia, estávamos sempre frequentando as apresentações uns dos outros, trabalhando juntos. Roger e Cacáudio são meus parceiros há bastante tempo, tenho uma parceria ainda não gravada com o Luizinho. Cacáudio e Roger também já compuseram juntos, o Luizinho é que ainda não havia trabalhado com eles. Os quatro juntos é uma parceria inédita, mas então surgiu essa coisa que não foi planejada, com os amigos juntos e uma lua maravilhosa.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.