Fim de semana em Juiz de Fora pode ter fortes pancadas de chuva

Inmet prevê acumulado de até 60 milímetros; máximas devem superar os 30 graus


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Juliana Netto

01/10/2021 às 14h41- Atualizada 01/10/2021 às 16h45

Os próximos dias em Juiz de Fora devem ter fortes pancadas de chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações tendem a acontecer após dias de calor intenso, visto que a temperatura máxima será alta na cidade. Nesta sexta-feira (1º), os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, registraram temperatura máxima de 26,9 e mínima de 15,7.  As máximas devem ficar mais altas no sábado (2) e no domingo (3), dia em que os modelos meteorológicos preveem máximas ainda mais elevadas, de até 30 graus. No domingo, inclusive, há estimativa de que o volume de precipitações seja de até 60 milímetros.

A previsão de chuva ocorre devido ao aumento da instabilidade atmosférica na região Sudeste do país, que traz chuvas, típicas da primavera, para toda Zona da Mata.

PUBLICIDADE
Tendência é de precipitações mais intensas, sobretudo no domingo (Foto: Fernando Priamo)

Defesa Civil reforça orientações

Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil recomenda que algumas prevenções sejam tomadas. São elas: a preferência pelo transporte público, não ficar embaixo de árvores e nem próximo da rede elétrica, não deixar com que crianças brinquem em águas de enchentes e não tentar atravessar enxurradas. Para os moradores de áreas de risco, ainda é recomendado observar possíveis trinca no solo, janelas emperradas e inclinação de corpos rígidos, como árvores e postes.

Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo número 199. A Central de Atendimento funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.