Empresa com propósito: como se posicionam no mercado e alcançam resultados

Uma empresa com propósito tem uma conexão com a sociedade que vai muito além de resultados financeiros. Ela envolve crenças, motivações e histórias que explicam o que move toda a equipe.

Por Luciano Larcher

28/09/2021 às 15h50 - Atualizada 28/09/2021 às 15h51

Por muito anos, a política do “lucro a qualquer custo” era o que movia o mundo dos negócios. Mas com o tempo, este pensamento começou a não apresentar mais os mesmos resultados e estava longe de ser um fator motivador para as equipes.

Hoje a dinâmica parte de outro princípio: o propósito. O lucro ainda é um fator muito importante nas organizações, mas chega como consequência de um trabalho baseado em fatores como posicionamento de marca, qualidade dos serviços e relacionamento com o cliente.

PUBLICIDADE

O escritor americano Seth Godin, autor de vários livros sobre marketing e negócios, defende que “as pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e encanto”. É por isso que, cada vez mais, empresas que apresentam uma razão para existir provam que esse detalhe importantíssimo é o que faz a diferença.

O que são empresas com propósito?

Conhecidas como purpose-driven organizations, as empresas com propósito são aquelas que criam uma conexão com a sociedade que vai muito além de resultados financeiros. Ela envolve crenças, motivações e histórias que explicam o que move toda a equipe. Ser uma empresa com propósito é ter algo que impacte, que permaneça, que gere influência e deixe um legado na vida das pessoas.

Outro fator que define empresas com propósito é a autenticidade. E o que isto significa? Que tudo que as estratégias comerciais e de marketing pregam precisam ir além do discurso, gerando ações reais e contínuas.

Além dessas características, empresas com propósito tendem a seguir alguns princípios que as ajudam a se posicionar no mercado e ainda obter melhores resultados. São eles:

  • Criam estratégias a longo prazo

Um propósito não é um objetivo simples de ser alcançado. Sua construção demanda tempo, trabalho contínuo e foco. Por isso, esses fatores criam um norte para estabelecer um pensamento estratégico.

Assim como a Missão, Visão e Valores de uma empresa, o propósito guia as ações e comportamentos em uma organização e, ao criar trajetórias mais consistentes, é possível alcançar melhores resultados.

  • Sabem que o propósito atrai e retém talentos

Além de uma cultura organizacional forte e estruturada, uma empresa com propósito atrai talentos que se identificam com esses fatores e se tornam dispostos a contribuir para a sua construção. Além disso, esta mentalidade ainda ajuda na motivação e no reconhecimento de colaboradores que já fazem parte da equipe.

Um estudo elaborado pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, comprova que 71% das pessoas ativas, com idades entre 35 a 49 anos, dizem não se sentirem engajadas no local de trabalho. E em contrapartida, segundo a Harvard Business Review, pessoas empregadas em organizações com propósito relatam quase o dobro de satisfação no trabalho e estão três vezes mais propensas a permanecer naquela empresa.

  • Entende que o desafio como uma motivação constante

Ações com o intuito de motivar colaboradores são, muitas vezes, momentâneas e específicas. Contudo, podem perdem o efeito motivador com o tempo. No entanto, é comprovado que o business purpose proporciona um equilíbrio para que a motivação possa ser contínua.

Empresas com propósito têm capacidade de engajar colaboradores por saberem que estão investindo seu tempo em algo produtivo e contribuindo para algo maior. Isto, além de gerar autoridade em torno dos objetivos, fortalece a relação das pessoas dentro da organização.

  • Foca na experiência do cliente

A competitividade do mercado atual tornou a experiência do cliente um fator indispensável para aumentar a receita do seu negócio. Logo, empresas com propósito estão sempre atentas ao sentimento dos clientes e buscam encantá-los, fazendo investimentos eficientes no crescimento da sua empresa.

Isto, além de proporcionar uma maior fidelização, cria um bom relacionamento com o seu consumidor. Tudo isso é construído por meio do posicionamento. A forma como essa empresa se posiciona mostra como ela transmite seus valores por meio de ações, entregas aos clientes e no seu dia a dia da empresa.

O conteúdo continua após o anúncio

Como definir e se manter fiel ao seu propósito

Empresas bem organizadas sabem o que fazem e quais produtos ou serviços oferecem. Algumas, como fazem, possuem processos estruturados, conhecem seus diferenciais e o que eles causam no dia a dia da empresa, e a razão pela qual merecem ter destaque no mercado. Mas poucas empresas sabem o porquê fazem.

É aí que está a grande virada de chave: entender este porquê é exatamente o diferencial das empresas que têm consciência do seu propósito. Ou seja, elas sabem o porquê de desempenharem as ações que são propostas.

Quer um exemplo prático? Pense na Apple, na Microsoft e outras gigantes que podem ser consideradas como purpose-driven organizations. Elas tornaram-se empresas bem-sucedidas porque começam pelo “porquê”.

Aqui no Grupo Larch, a partir do momento que definimos um propósito e fomentamos ele internamente, todas as relações entre colaboradores e equipes se tornaram mais coerentes. Os colaboradores passam a se sentir mais motivados, mais interativos entre si e entre as equipes, o que é fundamental para a construção de autoridade individual e de grupo, para a obtenção de bons resultados.

 

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também