Marcelo Henriques é vice-líder da GT Sprint Race Brasil: ‘Um sonho se realizando’
Piloto de JF corre na principal categoria, a PRO, que conta com nomes como Thiago Camilo, da Stock Car
Esta é apenas a temporada de estreia de Marcelo Henriques (de Mais1 Café/D4U Law Group/Action 360) na categoria PRO, a principal da GT Sprint Race Brasil, mas o juiz-forano já tem protagonizado nas provas e, ao lado do parceiro Alex Seid, ocupa a vice-liderança, com 130 pontos, atrás apenas da dupla Julio Campos e Léo Torres (150 pontos) no campeonato que é um dos principais em âmbito nacional no automobilismo, onde participam, também, pilotos da Stock Car, por exemplo, como Thiago Camilo.
Mais que a segunda colocação após quatro provas disputadas – nos autódromos Velocitta (Mogi Guaçu-SP), Interlagos (SP), de Cascavel (PR) e de Curitiba (PR) – de seis programadas em 2021, Marcelo conta que tem vivenciado um momento do qual sempre idealizou em sua carreira. “É um sonho se realizando. Ao mesmo tempo, é a oportunidade da minha vida, estamos no topo do que conseguimos até agora e temos que dosar essa alegria e a euforia, além de canalizar a energia nas etapas. Tem sido um nível altíssimo, competir com esses caras é muito bacana”, destaca à Tribuna.
A quinta e penúltima etapa do ano ainda não tem local confirmado, com projeção de disputa, conforme o calendário da competição, em 31 de outubro. Até lá, Marcelo se alimenta de lembranças como a última vez que entrou em ação, no Autódromo Internacional de Curitiba, no dia 5 de setembro, com a segunda posição no pódio, colocação que segue credenciando sua dupla na disputa pelo título.
“É uma temporada que tem sido superpositiva. Não tínhamos a certeza de disputar de igual para igual com essas feras, e, graças a Deus, chegamos em segundo faltando duas provas. Isso indica que estamos no caminho certo e que toda a evolução que procuramos tem sido conquistada. Estou em constante aprendizado, mas fico superfeliz em chegar nesse degrau em que estamos”, avalia Marcelo.
‘Vamos com tudo pela liderança’
A 20 pontos da primeira posição, diferença que naturalmente pode ser tirada nas duas etapas restantes, sem ser tarefa fácil, Marcelo conta que o ânimo tem sido crescente e entende que a manutenção do esforço mostrado até aqui é o primeiro passo para uma conquista. “É uma motivação gigante por estar competindo com esses pilotos e ela aumenta à medida que a liderança se aproxima. O que podemos prometer é que vamos correr atrás dessa possibilidade com tudo o que a gente tem. É o que amo fazer, sei que existe essa chance e acordo todos os dias fazendo de tudo por esse objetivo”, projeta.
Etapa no Potenza, em Lima Duarte
Entre as categorias da SprintRace, existe a overall (geral), que envolve um calendário maior aos pilotos, com a inclusão de provas da chamada Special Edition, que Marcelo não tem participado neste ano. Entre estas provas, está uma etapa no Autódromo Potenza, de Lima Duarte, marcada para 3 de outubro. E, apesar de ter demonstrado grande vontade de participar do evento pela proximidade de sua casa e de pessoas de seu círculo afetivo, a tendência é a de que Marcelo adie a meta de correr no novo espaço de automobilismo da Zona da Mata e do país.
“É uma grande pena pra mim. É uma das coisas que eu mais queria, estar competindo em casa, perto da família e de amigos, mas sabemos que o automobilismo é assim. Nem sempre conseguimos ir pro lado que queremos, às vezes tem esses quebra-molas, mas estamos acostumados. A minha carreira não foi uma linha reta e temos que encarar sempre como uma maratona. Essa é só mais uma curva da nossa trajetória e espero, em breve, conseguir realizar esse sonho de quem saiu de Juiz de Fora, bebeu bastante gasolina, deu uma volta, conquistou coisas que prezo muito e voltar feliz pra casa.”