Pimentel abre vantagem sobre Pimenta


Por Tribuna

16/09/2014 às 21h46- Atualizada 17/09/2014 às 19h05

pesquisa-governo-de-minas-ibopeO candidato do PT ao Governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, abriu vantagem de seis pontos percentuais em relação ao seu principal adversário, o tucano Pimenta da Veiga (PSDB), em pesquisa do instituto Ibope divulgada ontem pela Rede Globo. Pimentel aparece com 43% dos votos, seis pontos percentuais a mais do que no último levantamento, realizado no dia 26 de agosto, ao passo que Pimenta manteve-se estável com 23%. A curva mostra distanciamento gradativo dos dois candidatos, visto que, em julho, ambos apareciam tecnicamente empatados, com 25% para Pimentel e 21% para Pimenta. Como Tarcísio Delgado (PSB) tem 3%, Fidélis Alcântara (PSOL) tem 2% e Eduardo Ferreira (PSDC) e Túlio Lopes (PCB) 1% cada, o cenário é de provável vitória para o petista em primeiro turno. Brancos e nulos eram 13%, passaram a 11% e, agora, são 10%. O número de indecisos também caiu, de 31% em julho e 22% em agosto para, agora, 17%.

O Ibope também fez levantamento sobre as intenções de voto para um eventual segundo turno, em que Pimentel tem 48% contra 26% de Pimenta. Neste cenário, 10% dos entrevistados também declararam voto branco ou nulo e 17% não souberam ou não opinaram. O candidato do PT comentou o cenário favorável em seu Twitter, afirmando que “a pesquisa confirma o que já estamos sentindo nas ruas: Minas quer um novo jeito de governar”. Já a equipe do tucano disse que os números devem ser respeitados, mas ainda não correspondem ao apoio que o candidato tem recebido ao viajar por todo o estado. Segundo os tucanos, a campanha não vai arrefecer em função de números que podem não retratar a realidade.

PUBLICIDADE

O Ibope analisou também a taxa de rejeição aos candidatos. Neste caso, Pimenta lidera com 15%, contra 14% de Fidélis, 14% de Pimentel e 11% de Túlio. Tarcísio Delgado, Cleide Donária e Eduardo Ferreira têm 10% de rejeição cada. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) sob o número 00092/14.

Na disputa para o Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 46%, contra 16% de Josué Alencar (PMDB).  Margarida Vieira (PSB) e Tarcísio (PSDC) aparecem com 2% das intenções de voto cada, e Edilson Nascimento (PTdoB). Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) têm 1% cada. Segundo o Ibope, 11% dos pesquisados votarão em branco ou nulo e 20% estão indecisos ou não responderam.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.