Mitos e Verdades sobre o DIU


Por Marcelo Condé

20/08/2021 às 08h59- Atualizada 20/08/2021 às 17h10

O DIU interfere na libido?

Os DIUs são neutros em relação a isso. Às vezes, podem até ajudar, por gerarem mais tranquilidade no fato de serem métodos mais eficazes. Porém, é importante frisar que pode acontecer, em uma porcentagem mínima. Por isso, existem outros recursos que podem ser alinhados.

PUBLICIDADE

Quem nunca teve filhos pode usar o DIU?

Verdade. Não existem estudos que comprovem que o DIU está associado à infertilidade ou a complicações em uma futura gravidez. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para adolescentes e mulheres jovens.

O DIU é 100% seguro?

Mito. Como qualquer outro método anticoncepcional, o DIU não elimina 100% a probabilidade de engravidar. Apesar disso, sua segurança é muito superior aos contraceptivos convencionais.

O DIU aumenta a chance de infecções nas mulheres?

Atualmente, os riscos de infecções são mínimos, uma vez que a qualidade dos materiais dos DIUs vem reduzindo os riscos infecciosos, que possam comprometer uma gravidez futura.

O DIU engorda?

O DIU de cobre não engorda, nem causa qualquer alteração do apetite, pois não utiliza hormônios para funcionar. Geralmente, apenas o DIU com hormônios,  têm algum risco de causar qualquer tipo de alteração corporal. Entretanto, cada caso precisa ser avaliado individualmente. Hoje em dia existem exames para este questionamento.

O conteúdo continua após o anúncio

O DIU é abortivo?

Mito. Este é um método contraceptivo que impossibilita a junção do óvulo com o espermatozoide.Antes de tomar qualquer decisão, é importante conversar com o seu ginecologista sobre os diferentes tipos de métodos anticoncepcionais, para uma orientação segura.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.