Trio é detido em garimpo irregular de ouro em Volta Grande

Policiais usaram patrulhamento aquático e drones para localizar os infratores


Por Tribuna

19/08/2021 às 19h18

A Quarta Companhia Militar de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Federal de Juiz de Fora, prendeu em flagrante três homens, de 31, 34 e 38 anos, que realizavam extração ilegal de ouro no leito do Rio Paraíba do Sul, na Zona Rural do município de Volta Grande, que fica a cerca de 150km de Juiz de Fora.

Para chegar até os infratores, os policiais usaram patrulhamento aquático e também contaram com auxílio de drones e de uma equipe que foi mantida em solo. O trio extraia o ouro em uma balsa flutuante, sem autorização dos órgãos competentes. Os materiais usados para o trabalho ilícito foram encontrados na balsa.

PUBLICIDADE
O trio extraia o ouro em uma balsa flutuante, sem autorização dos órgãos competentes (foto: Polícia Militar de Meio Ambiente)
Investigações começaram a partir de denúncias feitas por meio do Disque Denúncia Unificado (Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente)

As investigações começaram a partir de denúncias feitas por meio do Disque Denúncia Unificado (181), conforme destacou o comandante do terceiro pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, Lucas Antônio Costa de Carvalho. Ele contou que chamou a atenção o grande volume de queixas e, a partir delas, foi feita intensa investigação. Os autores executaram lavra e extração mineral sem autorização, permissão, concessão e licença; instalaram e fizeram funcionar serviço potencialmente poluidor, sem licença do órgão ambiental competente, e usurpação de patrimônio, além de associação criminosa.

O trio foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora, junto com o material apreendido.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.