Verão escandinavo


Por ALEX MARTINS - Arquiteto e urbanista

17/09/2014 às 06h00- Atualizada 02/02/2016 às 12h23

Alex diante da Ópera House de Oslo

Alex diante da Ópera House de Oslo

PUBLICIDADE

A Escandinávia é um conjunto de países (Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia) localizado ao Norte da Europa, banhado por dois oceanos e muitos lagos, o que torna o clima ainda mais gelado. Por isso, optei por desbravá-la no verão local, que vai do final de maio até agosto. É nessa época que a população local, depois de um longo período de oito meses de frio e neve, sai para festejar o sol e curtir as cidades. Neste período do ano, acontecem inúmeras feiras e festivais ao ar livre, a maioria deles em locais públicos de fácil acesso e gratuitos. Estudiosos apontam a Escandinávia como a terra de origem de uma parte dos povos germânicos e dos vikings. Tão presentes na cultura local, eles são cultuados em festivais, bares e souvenirs.

Iniciei minha viagem pela bela Estocolmo, capital da Suécia. A cidade é um conjunto de ilhas interligadas, que podem ser exploradas de bicicleta, ônibus, trens ou mesmo caminhando. A principal é a Gamla Stan ou Cidade Velha. Nela está localizada a maioria dos restaurantes, bares, lojas, praças e áreas de convivência. Um passeio imperdível na cidade é conhecer o bairro Djurgarden, com sua grande área verde que abriga três museus, dentre os quais o surpreendente Vasa Museet.

Já a glamorosa Oslo, na Noruega, surpreende pelas belas construções contemporâneas, que convivem harmonicamente com edifícios históricos. O ponto mais visitado da cidade – e como arquiteto, o passeio pelo qual mais ansiava -, é com certeza a Opera House com sua arquitetura diferenciada que oferece programas culturais e passeios sobre o prédio. O porto, que foi revitalizado, dispõe de bons restaurantes que servem o melhor bacalhau do mundo. O programa cultural mais enfático da cidade é conhecer o Museu Munch, onde está o mundialmente conhecido quadro “O grito”, e visitar o Parque das Esculturas de Gustav Vigeland.

Indubitavelmente a melhor parte da viagem foi Norway in a Nutshell, um passeio que dura um dia inteiro, entre as cidades de Oslo e Bergen. Feito por trem, ônibus e barco, oferece as mais belas paisagens de toda a Escandinávia: cachoeiras de águas de degelo, desfiladeiros, fiordes e paisagens que parecem ter saído de um cartão-postal. Vale a pena fazer uma parada em Bergen, antiga capital da Noruega, onde podem ser visitadas, externa e internamente, casas da Idade Média. Além do centro desta cidadezinha, minha dica é o Gamle Bergen Museum.

Finalmente, conheci a efervescente Copenhagen, com seus calçadões, praças e movimentado comércio. A melhor maneira de conhecer a nova e a velha Copenhagen é utilizar bicicleta, maior meio de transporte na cidade. Ou passear de barco pelos canais, onde se pode parar em vários pontos, para conhecer os locais. O Tivoli Park é passeio obrigatório na capital da Dinamarca, o parque de diversões mais antigo do mundo continua atual e encantando crianças e adultos, reserve um dia inteiro para este passeio.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.