Autódromo Potenza, em Lima Duarte, recebe 3ª etapa do Carioca de motovelocidade

Evento deste sábado ainda contará com sessões de track day para os não competidores e 50 credenciais limitadas ao público


Por Bruno Kaehler

16/07/2021 às 14h25

O Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), é palco da temporada 2021 do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Motovelocidade. Neste sábado, o novo espaço do esporte na Zona da Mata recebe a terceira etapa da competição, a SuperBike Rio, organizada pela Federação de Motociclismo do Rio (Femerj) e pela SuperBike Brasil, que também gere o maior campeonato da modalidade das Américas.

Conforme um dos organizadores, Marcelo Rodrigues, aqueles que não são competidores, mas querem acompanhar o evento ou até mesmo pilotar na pista de 3.200 metros de extensão do Potenza, também terão a oportunidade nos track days iniciados a partir das 8h. Ainda foram liberadas à organização 50 credenciais para assistir as corridas programadas nas categorias 250cc, 500cc e 600cc, além de prova nacional nas 1000cc da SuperBike Brasil. O número é limitado em função das normas sanitárias por conta da pandemia. Os interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp (11) 97564-6962, do próprio Marcelo, ou com Denis Lemos, pelo (11) 94752-7232. Cada credencial custa R$ 30 até esta sexta. No sábado, caso todas não tenham sido comercializadas, haverá venda na entrada do autódromo.

PUBLICIDADE

Será obrigatório o uso de máscara, aferição de temperatura e respeito a todas normas de saúde vigentes.

Ubaense em ação

Vinícius participou da primeira etapa do Carioca e volta à pista do Potenza neste sábado (Foto: Arquivo pessoal)

Pela categoria 600cc, Vinícius Talma, 31 anos, de Ubá (MG), será um dos competidores em meio a pilotos de alto nível do Brasil. “A tendência é ficar mais difícil com pilotos do país inteiro, visto que o campeonato é estruturado, competitivo e com custo acessível. Mas é disso que gostamos. O piloto que está na pista quer dificuldade, porque assim vai ser complicado pra quem é bom também”, conta à Tribuna.

O piloto, que já participou de provas em autódromos conhecidos no país, como Interlagos, no Velocitta, de Mogi Guaçu (SP), em Curvelo (MG) e no Mega Space (Santa Luzia, MG), elogiou a estrutura do complexo de Lima Duarte, uma nova oportunidade que vem tendo, agora mais próximo de onde mora. “O Potenza tem muita freada forte, requer técnica, tem curvas com raios longo e curto em velocidades média e alta; também possui um desnível de cerca de 30 metros do ponto mais alto pro baixo da pista e está próximo da minha cidade e do Rio, o que facilita de ir. Além disso, tem áreas de escape que são seguras com caixas de brita, o que não vemos em muitos outros autódromos”, elogia o ubaense.

Programação

Durante a manhã deste sábado no Potenza, além dos track days, a partir das 8h56 estão programados treinos livres nas 250cc, 500cc e 600cc do Carioca, e também da SuperBike, evento nacional, nas 1000cc. Há duas sessões classificatórias para cada categoria, com inícios alternados entre 10h58 e 13h39, conforme a previsão dos organizadores.

A volta de apresentação do Carioca, nas 250cc e 500cc ocorre por volta das 15h11, com largada em seguida. As 600cc do Estadual e a prova das 1000cc da SBike Brasil tem início programado para 16h12.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.