Tupynambás supera o Ipatinga e vence a primeira no Módulo II

Equipe de Juiz de Fora derrotou adversário no Ipatingão por 1 a 0 e chega a quatro pontos em duas partidas


Por Júlio Black

10/07/2021 às 17h48- Atualizada 10/07/2021 às 18h12

Jogadores do Baeta comemoram a primeira vitória da equipe na competição
(Foto: Futebol Mineiro.TV/Reprodução)

O Tupynambás esteve longe de ser brilhante, mas jogou o suficiente para conquistar a primeira vitória no Módulo II do Campeonato Mineiro. Após empatar em 0 a 0 com o Nacional de Muriaé, no último domingo (4), em sua estreia na competição, em casa, o Baeta derrotou o Ipatinga por 1 a 0 na tarde deste sábado (10), na casa do adversário, o Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão), em partida válida pela segunda rodada da competição. O gol da vitória foi marcado por Daniel, aos 26 minutos do segundo tempo.

Apesar da expectativa de que a partida fosse disputada com a presença de público, o jogo teve portões fechados porque a Federação Mineira de Futebol (FMF) determina que precisa ser avisada com dez dias de antecedência para poder cumprir as medidas sanitárias, de higiene e de distanciamento social.

PUBLICIDADE

Para o segundo compromisso no Módulo II, o técnico Gustavo Brancão mandou o Tupynambás a campo com Juliano, Marquinhos, Davi (C), Rayan e Luquinhas; Yan Gomes e Michel Elói e Lucas Kattah; Marinho e Fabinho; Marcos Paulo. Do lado do Ipatinga, o treinador Alessandro Nunes escalou Elisson, Guti, Arthur Sanches, Guilherme, Vinicius, Jordan Kaique, Ibson, Brasilia, Paulo Renê, Gabriel e Guilherme Gomes.

Com a bola rolando, a partida começou com o Ipatinga pressionando, porém sem maior efetividade devido à falta de criatividade, enquanto o Tupynambás não conseguia superar a marcação adversária e mal passava do meio-campo. Essa foi a tônica dos primeiros 20 minutos, com muita marcação, passes errados de ambos os lados e três ou quatro chutes que não levavam perigo para os goleiros, que mal trabalharam.

A primeira chance de gol aconteceu apenas aos 22 minutos. E foi com o Baeta. Fernando foi lançado pela direta e cruzou da linha de fundo; Fabinho Alves emendou de primeira na pequena área, mas chutou para fora. Depois desse lance, uma sombra de emoção aconteceu aos 37, em uma bola alçada na área em que o goleiro do Tupynambás, Juliano, defendeu o cabeceio sem maiores dificuldades.

Exceção feita a esses dois lances, a primeira etapa foi marcada por um baixo nível técnico das duas equipes, que não tinham criatividade e ainda cometeram muitas faltas.

Baeta melhora e marca o gol da vitória

O segundo tempo começou com promessa de mais emoções, pois o Tupynambás retornou com outra postura em campo. Com menos de dois minutos, Allison – que entrou no intervalo no lugar de Lucas Kattah -, recebeu pela esquerda, na entrada da grande área, e mandou belo chute no canto esquerdo de Ellison, mas o goleiro dos anfitriões fez grande defesa e impediu a abertura do placar.

Depois dessa primeira oportunidade, o Baeta seguiu presionando e passava a maior parte do tempo no campo de um adversário que seguia jogando muito mal. Entretanto, o Leão do Poço Rico não conseguia terminar a construção das jogadas, errando o último passe ou com a defesa do Ipatinga bloqueando as melhores investidas. A partida voltou a ter alguma emoção aos 23 minutos, quando Marcos Paulo teve a bola na entrada da grande área do Ipatinga; livre, o atacante chutou no canto esquerdo de Elisson, porém errou o alvo.

A insistência do Baeta e as mudanças feitas por Gustavo Brancão surtiram efeito aos 26 minutos, quando os visitantes abriram o placar. Em jogada construída pela direita, a bola chegou até Daniel, que havia entrado poucos minutos antes; ele chutou rasteiro e no canto direito de Elisson para superar o goleiro do Ipatinga.

O conteúdo continua após o anúncio

Sob risco de sofrer sua segunda derrota em duas partidas, o Tigre tentou se lançar ao ataque para pelo menos sair com o empate, mas o que se viu foi uma equipe sem qualquer traço de criatividade ou composição tática para conseguir pelo menos executar uma boa jogada. Dessa forma, o Leão de Poço precisou apenas deixar o tempo passar para sair de campo vitorioso.

Com o resultado, o Tupynambás chegou aos quatro pontos em sua jornada para tentar voltar à elite do futebol mineiro, enquanto que o Ipatinga, que havia perdido para o Tupi na estreia, segue sem pontos na competição. O Baeta volta a campo no próximo sábado (17), às 15h, para enfrentar o Betim, na Arena Vera Cruz, em Betim. Já o Ipatinga tentará a recuperação contra o Aymorés, em Ubá, no mesmo dia e horário.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.