PJF publica nota técnica para retomada de atividades e estágios de saúde

Cada instituição deverá adotar protocolos de segurança sanitária


Por Sandra Zanella

03/07/2021 às 15h08

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou, na sexta-feira (2), uma nota técnica com orientações para o retorno facultativo de atividades práticas presenciais e estágios curriculares obrigatórios nos cursos de nível técnico e de graduação das 14 profissões da área de saúde: medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, educação física, ciências biológicas, biomedicina, serviço social e medicina veterinária.

A nota técnica foi divulgada um dia depois de a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciar o retorno das atividades presenciais em quatro cursos da área de saúde, seguindo os protocolos de biossegurança da instituição. A expectativa é que cerca de 1.500 alunos das faculdades de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Campus Juiz de Fora e de Odontologia de Governador Valadares voltem a frequentar os cursos, que estavam paralisados desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE

A PJF pondera que o retorno é facultativo e deve considerar a capacidade de retomada de cada instituição e a situação epidemiológica do município. “A retomada das aulas práticas presenciais deve considerar o limite da capacidade física da instituição de ensino, de modo a cumprir as medidas de distanciamento físico adequadas. Cada instituição deverá adotar protocolos de segurança sanitária que, por sua vez, devem estar em concordância com as diretrizes gerais do ‘Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino’ publicado pelo Ministério da Educação”, detalha a PJF.

Conforme a Prefeitura, cabe à instituição a responsabilidade de treinamento dos estudantes e professores em biossegurança e a elaboração de um instrumento que garanta o monitoramento e o acompanhamento dos envolvidos nas atividades práticas. Também é obrigatória a notificação de surtos à Vigilância em Saúde do município.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.