A Enfermidade Básica

“Para atingirmos o objetivo de uma civilização mundial, devemos recriar a nossa sociedade e seus valores”


Por Francisco Ramos da Silva, Comunidade Bahái de Juiz de Fora

01/07/2021 às 07h00

As causas óbvias dos atuais sintomas ambientais não deveriam nos ocultar a natureza da enfermidade básica. Nenhuma análise individual do problema do meio ambiente tem exposto a raiz das dificuldades que hoje o mundo enfrenta: que as estruturas sociais do mundo e os sistemas de valores, sobre os quais elas foram erguidas, não podem satisfazer as novas necessidades humanas.

O homem tem desenvolvido um novo relacionamento tanto com o seu meio ambiente quanto com seus semelhantes. A transformação radical de seu ambiente físico pela ciência e tecnologia durante o último século lhe tem dado o poder de controlar e modificar as forças da natureza. Ela eliminou as barreiras físicas para a unidade mundial, mas, ao mesmo tempo, criou novos e adversos relacionamentos sociais. Desse modo, temos à nossa frente duas alternativas: regredir ao patamar tecnológico primitivo ou desenvolver plenamente o potencial de um mundo unido.

PUBLICIDADE

Para atingirmos este último objetivo – o de uma civilização mundial -, devemos recriar a nossa sociedade e seus valores.

Conscientes da interdependência dos principais elementos do ecossistema mundial – uma interdependência também evidente nos setores social, econômico e político, urge ressaltar que a integração da vida no planeta requer uma ação unificada, em uma escala que até agora não alcançamos.
Soluções parciais parecem apenas prolongar as dificuldades; mesmo assim, hesitamos em adotar um novo e funcional sistema de valores para o mundo. Até que haja unidade no plano mais fundamental – o dos valores humanos -, os problemas sociais, simples ou complexos, permanecerão sem solução.

A comunidade mundial bahái, incluindo todas as principais raças, classes, credos e culturas, abrange aproximadamente 120 mil localidades ao redor do globo e trabalha para trazer à existência uma transformação básica nos valores e entendimentos humanos. Em verdade, os baháis demonstram hoje a viabilidade dessa abordagem.

À medida que os ensinamentos de Baháu’lláh vêm transformando as pessoas, novos paradigmas refletem em seu meio social, sendo capaz de provar a qualidade mais elevada de vida humana neste planeta.

Essa contribuição é relevante e positiva para a criação de um mundo unido na sua diversidade e um meio ambiente promissor de justiça e de realizações. É possível reinventar a existência humana!

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões.
Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.