É Tempo de Cuidar
“Todo cristão é convidado a integrar esse bonito gesto de amor ao próximo que é a ação emergencial solidária ‘É tempo de cuidar’”…
Desde a terça-feira, 8 de junho, até o próximo dia 12, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil, o Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil realizam a Semana Nacional de Mobilização da segunda fase da Ação Solidária Emergencial ‘É Tempo de Cuidar’. Ações solidárias estão programadas em dioceses, organismos e pastorais da Igreja no Brasil. Durante esta semana, a Ação Solidária Emergencial está intensificando a doação de alimentos como gesto concreto de caridade, para responder ao foco da segunda fase da ação solidária de combate à fome e ações solidárias, em diversos pontos do Brasil, com a realização de “drive-thrus” (pontos de entrega).
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, reforça o convite à solidariedade. “Todo cristão é convidado a integrar esse bonito gesto de amor ao próximo que é a ação emergencial solidária ‘É tempo de cuidar’, promovida por confissões religiosas e segmentos sensíveis da sociedade, com selo humanitário reconhecido”, disse. De acordo com o presidente da CNBB, tem muita gente que acorda sem saber o que terá para comer. “A situação extrema de pobreza e de carência alimentar não dá a ninguém o direito de repousar sem inquietações. É hora de fecundar mentes e corações com o remédio da sensibilidade singular que se pode cultivar no gesto diário de socorrer quem precisa, porque não tem e não pode esperar”.
Em sua segunda fase, a Ação Emergencial se coloca numa atitude solidária aos irmãos e irmãs, brasileiras e brasileiros, que se encontram em situação de insegurança alimentar. O gesto concreto é o foco na arrecadação de alimentos em função do agravamento da situação da fome no Brasil com o retorno do país ao Mapa da Fome da ONU e também com as consequências da segunda onda da Covid-19 sobre a população, como o desemprego.
No dia 12 de junho, será realizado o Dia de Cuidar, quando haverá “drive-thrus” para coleta de alimentos e o incentivo para que sejam procuradas as paróquias e dioceses brasileiras. Em Brasília (DF), nas paróquias Sagrado Coração de Jesus e Nossa senhora das Mercês, será organizado um ponto de entrega de alimentos, de domingo a domingo, das 7h às 18h.
Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a ação já arrecadou uma tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140 mil, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada aqui na Plataforma de registro das ações. Procure sua paróquia e faça sua doação.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.