Qual o papel do marketing na estratégia da empresa?
Criar uma comunicação efetiva e caminhar lado a lado com o setor comercial é fundamental para que sua empresa consiga se manter no mercado diante das mudanças na forma de consumo.
Você já parou para analisar as ações de marketing que sua empresa vem realizando?
Em tempos de mudanças no comércio e nas formas de consumo, o setor de marketing vem ocupando um papel central nos negócios.
Isso porque uma vez que as formas de consumo mudaram, fica evidente a necessidade de se criar novas formas de atingir seus clientes.
Neste contexto, é responsabilidade da equipe de marketing criar uma comunicação efetiva e caminhar lado a lado com o setor comercial na busca pela retomada do faturamento.
Análise de resultados
Na hora de contratar ou avaliar um serviço de comunicação, muitas empresas têm como base apenas o custo-benefício.
Aquela agência ou profissional de marketing que oferece a maior quantidade de conteúdo por um preço menor geralmente tende a ser o escolhido.
Quem nunca recebeu propostas com aqueles “pacotes”, soluções fixas que oferecem uma quantidade X de posts nas redes sociais por semana?
A questão é que muitas vezes esses “pacotes” não fazem a diferença nas empresas.
Isso porque o marketing sem estratégia, que não possui formas definidas de como atingir um determinado público, não é efetivo.
Por essa razão, para escolher uma agência de comunicação para o seu negócio, é preciso analisar determinadas habilidades e competências.
Para te explicar um pouco melhor sobre isso, selecionei duas competências que você não pode deixar de considerar na hora de contratar uma agência de comunicação:
1) Capacidade de criação: talvez a mais óbvia habilidade que agências ou profissionais de marketing devem possuir é a capacidade de criação.
Afinal, um bom trabalho de comunicação envolve a capacidade de produzir campanhas criativas e que zelem pela estética da empresa.
2) Análise de performance: outra competência importante deve ser a capacidade de analisar os resultados obtidos e produzir relatórios a partir deles.
Isso porque para além de criar conteúdos que despertam o interesse dos leitores, é preciso saber quais os verdadeiros resultados que essas iniciativas geram para você.
Especialmente no momento que vivemos, o caixa de muitos negócios vem sendo afetado pela turbulência e o dinheiro é escasso.
Por conta disso, não faz o menor sentido manter uma estratégia digital que não traz resultados interessantes para você.
É preciso investir em estratégias assertivas e que tragam resultados comerciais, ou seja, vendam.
Marketing e percepção de valor
O marketing não funciona te ajuda apenas a vender mais. Ele também é uma ferramenta importante para gerar valor a sua empresa.
Ações de marketing bem executadas podem aumentar o valor percebido de seu produto ou serviço.
Da mesma forma, uma comunicação mal feita nas redes sociais pode gerar consequências negativas para a percepção do público em relação à sua empresa.
Promoções e percepção de valor
Uma estratégia de vendas muito importante, e que vem sendo bastante utilizada, é a promoção.
Em determinadas situações, reduzir o preço dos produtos ou serviços é uma maneira eficiente de continuar vendendo.
As promoções são iniciativas que exigem uma comunicação muito bem conduzida para que não deprecie a percepção de valor do seu cliente.
Quando eu digo “percepção de valor”, estou indo muito além do fator “preço”.
Ela está associada a impressão que o consumidor a respeito do seu produto, a ideia de que ele atende (ou não) suas necessidades.
Uma promoção mal comunicada pode fazer com que, no futuro, sua marca não consiga reposicionar um determinado produto no mercado.
Sendo assim, é extremamente importante possuir uma estratégia de marketing muito bem pensada por trás desse tipo de iniciativa.
Com uma comunicação adequada, seu cliente entende o objetivo daquela promoção e percebe que sua marca não está “desesperada” para vender.
Já parou pra pensar nisso?
Refletir sobre suas estratégias de comunicação é uma tarefa extremamente importante, especialmente agora.
Pense muito bem em como o seu prestador de serviço está te atendendo nesse momento. As soluções são personalizadas para seu negócio? Os resultados estão sendo metrificados?
Vale lembrar que não existe uma solução padronizada para todas as empresas. Cada uma necessita de formas específicas de comunicação com seu público.
Também é importante ter em mente que sua equipe de marketing tem o controle da narrativa e de como sua empresa se relaciona com as pessoas.
Por isso, garanta que você conte com profissionais à altura dessa tarefa.
No momento, estamos vivendo um “boom” de informações. Todas as marcas produzem conteúdo e os clientes já consumiram todos os formatos.
Dessa forma, estão cada vez mais seletivos em relação ao que consomem.
Sendo assim, a narrativa e a forma como você apresenta seus conteúdos são decisivas para a audiência prestar atenção (ou não) no que sua empresa está dizendo.
Pense nisso.
Os desafios empresariais não são poucos e nós sabemos. Conte conosco do Grupo Larch para apoiar seu negócio.