Atletas Aulus e Inácio disputam o TAFC, principal torneio de futevôlei do Brasil

Em duplas diferentes, Aulus já atua nesta sexta, pelo qualify, enquanto Inácio está classificado direto para a categoria profissional, disputada a partir de sábado


Por Bruno Kaehler

20/05/2021 às 19h35

Inácio foi quarto colocado no Campeonato Brasileiro, no início do ano, e busca surpreender outros profissionais no TAFC (Foto: Arquivo pessoal)

Juiz de Fora é uma cidade de jogadores de futevôlei de nível nacional, realidade que tem se consolidado ao longo dos últimos anos. E dois destes atletas locais disputam, neste final de semana, o principal torneio da modalidade no Brasil, o Team Águia Footvolley Cup, mais conhecido como TAFC, em Porto Alegre (RS). A competição, que envolve os melhores do país na areia, presidida por Anderson Águia, tetracampeão mundial e hexa brasileiro, terá o juiz-forano Aulus Seccadio primeiro em quadra, a partir desta sexta-feira (21) no qualify – disputa classificatória para a categoria profissional. Os jogos principais estão programados para o sábado, com a participação garantida de Inácio Ribeiro, atleta radicado em JF.

Aulus, 27 anos, irá dividir quadra pela primeira vez com o gaúcho Lucas Izoton. A partir das 9h, o qualify irá ser concorrido por 20 duplas que buscam uma das quatro vagas para a disputa principal. “São todos atletas profissionais. Sabemos que o nível é muito alto. Cheguei nas quartas do último qualify que disputei, tive um desempenho bem razoável, mas a preparação melhorou e estou confiante na classificação”, projeta o juiz-forano, que reforçou justamente o seu preparo como um diferencial, apesar de nunca ter atuado ao lado de seu parceiro.

PUBLICIDADE

“O mais importante é que estou tranquilo por conta da minha preparação individual, que acontece há bastante tempo. Estou seguro e esse atleta (Lucas) foi muito bem indicado por amigos meus da região. É chegar lá, trocar uma ideia, um saber o jogo do outro e conhecer dentro de quadra mesmo”, conta. “Minha última competição foi o Gaúcho, também em Porto Alegre, dois meses atrás. Tenho treinado três vezes por semana na areia, faço musculação todos os dias e ainda possuo acompanhamento médico, nutricional e de fisioterapia, destaca.

Inácio, e Aulus terão partidas transmitidas pelo canal no YouTube do Team Águia Footvolley, organizador da competição (Fotos: Arquivo pessoal)

Apesar desta preparação toda compenetrada no torneio, Aulus admite que há um temor pela saúde diante da pandemia. “Ficamos um pouco preocupados, eu ainda não peguei Covid ou não tive sintomas. Além do tempo fora da quadra que podemos ficar, há uma preocupação com as sequelas do vírus também. Mas os campeonatos que tenho disputado têm seguido protocolos bem rígidos, sem público e com toda uma estrutura para proteger o atleta”, reforça. *Outra preocupação está relacionada ao fator econômico, dificultado pela pandemia, visto que o atleta chegou a perder, nos últimos meses, dois parceiros importantes em sua carreira, tendo procurado novos apoios.

Inácio estreia no torneio: “Vou pra cima”

Aos 19 anos, Inácio Ribeiro, que assim como Aulus, se destaca há algumas edições no Brasileirão de Futevôlei Gonzagão, competição realizada anualmente em Juiz de Fora, fará sua estreia na categoria profissional do TAFC. O atleta e professor de futevôlei, natural de Aperibé (RJ), mas radicado em JF há três anos, irá formar dupla com o pernambucano Alexandre Cabeça, em parceria que já fez sucesso no início deste ano.

“Conheço bem ele, jogamos juntos o último Brasileiro e ficamos em quarto lugar no começo do ano, em Recife”, reitera. De poucas palavras, mas muito talento no futevôlei, ele é objetivo ao ser questionado sobre o que espera da estreia.

“Não conheço os adversários ainda e vai ser minha primeira vez, então vou pra cima e ver o que vai dar. Tô na expectativa grande, não sei quem vou pegar, mas confiante que dá para conseguir um pódio”, projeta o atleta, grato ao Gonzagão por ter o acolhido e trazido um destaque que rendeu ao jogador um contrato profissional em 2020.

A categoria profissional, com início às 14h do sábado, terá a participação das 10 melhores duplas ranqueadas no TAFC em 2020, duas convidadas, quatro classificadas do qualify do TAFC 19, último evento realizado, e as quatro da atual edição.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.