Juiz-forana Larissa Oliveira, do Flamengo, disputa seletiva para Tóquio

Nadadora, especialista em provas rápidas, busca índices para a sua segunda Olimpíada


Por Bruno Kaehler

20/04/2021 às 20h02

A juiz-forana Larissa Oliveira, 28 anos, vive a semana mais importante da temporada até o momento, na busca pelo sonho de competir sua segunda olimpíada na carreira. A nadadora ex-Pinheiros, contratada pelo Flamengo em janeiro deste ano, tem como principal objetivo de 2021 a disputa dos Jogos de Tóquio, o que pode ser alcançado na seletiva olímpica do Brasil, que vem sendo disputada desde segunda-feira (19), na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), com tomadas de tempo até este sábado (24).

Especialista nas provas rápidas, Larissa está inscrita nos 50m livre, 100m livre e 200m livre, e cai na água pela primeira vez nesta quarta-feira (21), na eliminatória da maior entre as três provas que tem pela frente. Na sexta (23), ela começa a busca pelo índice dos 100m livre e no sábado nada os 50m livre. A flamenguista ainda pode participar das provas de revezamento 4x100m medley, 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley misto – esta última como novidade do programa olímpico na natação.

PUBLICIDADE
Larissa disputou a Olimpíada do Rio, em 2016, e agora tenta ir a Tóquio (Foto: Paula Reis/CRF)

Marcas necessárias

Nas disputas individuais da seletiva, se classificam para a Olimpíada de Tóquio os vencedores e os segundos colocados em cada categoria, se possuírem o índice A, exigido pela Federação Internacional de Natação (Fina). A nadadora juiz-forana, recordista de medalhas pelo Brasil em Pan-Americanos, precisa completar os 200m em 1min57s28, tendo a marca de 2min00s65 como seu tempo atual, conforme seu registro na seletiva. Já nos 100m, a meta é a de 54s38, sendo que Larissa é a recordista sul-americana, resultado de 2016, com 54s03. Por fim, a atleta do Flamengo tentará nadar os 50m em no mínimo 24s77, tendo como tempo atual 25s49.

O evento tem sido transmitido por diversos canais na internet, além da Bandsports, na TV, e vem obedecendo protocolos sanitários no combate ao coronavírus. Além de não ter público, os atletas são testados regularmente e, conforme a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), todos os nadadores que tiverem infecção confirmada desde o início das disputas, na segunda (19), terão a possibilidade de fazer uma tomada de tempo oficializada pela Federação Internacional de Natação (FINA) no dia 12 de junho.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.