Contra Covid-19, Minas avalia uso de hospitais regionais antes da conclusão

Governo do estado estuda a possibilidade de unidades, mesmo inacabadas, serem adaptadas ao atendimento de pacientes com a doença


Por Gracielle Nocelli

28/03/2021 às 07h00

O Governo de Minas Gerais estuda a possibilidade de adaptar hospitais regionais que estão parcialmente construídos para auxiliarem no atendimento aos pacientes diagnosticados com Covid-19. Entre as unidades está o Hospital Regional de Juiz de Fora. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) à Tribuna em resposta ao contato feito pela reportagem.

A assessoria da SES-MG destacou que os hospitais regionais que aguardam a conclusão das obras ainda passarão por processo de diagnóstico e análise de viabilidade técnica e financeira para serem concretizados. No entanto, adiantou que o Estado avalia o uso das unidades no atendimento aos pacientes com Covid-19 antes do término das etapas mencionadas. “Estão sendo realizados, neste momento, estudos para avaliar a possibilidade de se adaptar e utilizar a estrutura de alguns destes hospitais, mesmo que inacabada, para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Os estudos ainda estão em desenvolvimento.”

PUBLICIDADE

Além do Hospital Regional de Juiz de Fora, empreendimentos localizados em Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Sete Lagoas e Teófilo Otoni aguardam a conclusão das obras. “Todos os projetos passarão por um processo de detalhamento (definição de escopo, valor estimado, cronograma e resultados esperados) e, em seguida, por análise de viabilidade técnica e financeira, que envolve a avaliação de aspectos como regularizações contratuais, fundiárias, de projetos de engenharia, quando cabível”, declarou em nota.

Empresa de engenharia já recebeu ordem de serviço para fazer diagnóstico do Hospital Regional de Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo)

Recursos

O texto confirma que no acordo feito com a Vale S.A. estão previstos recursos “para a conclusão das obras e a equipagem dos hospitais regionais, entre eles o de Juiz de Fora”. O termo assinado com a mineradora garante R$ 36,5 bilhões em investimentos como ação compensatória ao rompimento da barragem em Brumadinho. “A aplicação dos recursos depende, ainda, de aprovação do projeto de lei 2.508/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).”

Andamento

A Tribuna publicou matéria este mês mostrando o andamento das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora. Na última quarta-feira (17), o Estado emitiu ordem para o início de serviço da Lumens Engenharia, vencedora do processo de licitação para a realização de diagnóstico da edificação, que teve as obras paralisadas em 2017. Até a data, foram executados 71% dos serviços.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.