Prós e contras

Prefeituras que decretaram feriadões deveriam ter combinado suas ações com os municípios que vivem do turismo, pois podem receber um fluxo inesperado e inapropriado de visitantes


Por Tribuna

26/03/2021 às 07h00

O feriadão, que começa nesta sexta-feira em dois dos principais centros econômicos do país, é uma medida extrema no enfrentamento à pandemia, mas, a despeito da motivação, não é uma ação eivada pela unanimidade. Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas colocou em uma só semana os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e os feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022. O dia 2 de abril já é o feriado de Sexta-Feira Santa (Páscoa). O Rio de Janeiro também vai parar até o dia 4 de abril.

A proposta é manter a população em máximo isolamento na fase mais aguda da contaminação, mas é preciso preparação para garantir a eficácia de tais medidas. Tanto o Rio quanto São Paulo têm áreas de escape que precisam ser consideradas, sob o risco de ocorrer a transferência do problema. Em São Paulo, a qualquer oportunidade, o paulistano desce para o litoral, lotando praias, bares e restaurantes. No Rio, a Região dos Lagos é o ponto de referência, procurado, também, pelos mineiros, especialmente os juiz-foranos.

PUBLICIDADE

Pelas redes sociais, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, pediu apoio dos turistas pelo lado reverso, isto é, para que não apareçam no município nestes próximos dias, para evitar aglomerações e, como consequência, contaminação.

Em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, nessa quinta-feira, o secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Jefferson Buitrago, revelou as muitas medidas já em curso para evitar aglomeração não só em sua cidade, mas também no entorno. Dessa forma, as restrições serão aplicadas, além de Cabo Frio, em Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia. Os cinco prefeitos tomaram a decisão por consenso.

A ação conjunta pode se mostrar eficaz, pois ficaram estabelecidos rígidos procedimentos sanitários sem priorizar este ou aquele município. O fato de estar numa dessas regiões não indica facilidade para os que pretendem, em vez do isolamento, viajar no feriadão, pois as praias – principal razão do turismo – estarão fechadas ao público, e o passeio na orla terá controle.

Do outro lado do balcão, entra a população, pois precisa não só entender o momento, mas também evitar desafiá-lo. Vira e mexe é possível encontrar personagens em áreas proibidas por considerarem o livre direito de ir e vir. Desconhecem que essa norma, a despeito de capitulada na Constituição Federal, é passível de interpretações, sobretudo quando a vontade geral está em jogo.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.