CIDAP: Patologia a serviço da saúde em JF

PUBLIEDITORIAL

Centro de Investigação e Diagnóstico em Anatomia Patológica – CIDAP celebra 25 anos de compromisso e qualidade reconhecidos


Por CIDAP

29/03/2021 às 07h00- Atualizada 29/03/2021 às 17h36

cidap
Os médicos patologistas do Cidap: Sandra Ribeiro, Leonardo Dentz, Suzana Borgati e Emílio Assis

Quando o paciente tem alguma lesão ou está em processo de investigação de alguma doença, a Patologia apresenta a informação necessária para que o médico defina a sua existência e o melhor curso para o tratamento. Rapidez e qualidade na entrega dos resultados é fundamental para um patologista, que é um médico especializado na análise morfofuncional. Ele correlaciona os dados clínicos e laboratoriais com as alterações morfológicas que o tecido apresenta. Sendo assim, o patologista se conecta a praticamente todas as especialidades, dando as informações para que o médico possa fazer o tratamento de maneira assertiva.

Desde sua fundação, em 1996, esta é a missão do Centro de Investigação e Diagnóstico em Anatomia Patológica, o CIDAP: sempre atender pacientes e médicos com rapidez e precisão. O laboratório surgiu do encontro da professora da USP Drª Violante de Assis, recém-chegada à UFJF, e da Drª Sandra Ribeiro. Desta união, nasceu o CIDAP, que iniciou suas atividades no, também novo à época, Hospital Monte Sinai. “Estar em um ambiente com profissionais renomados e manter um diálogo diário com eles foi, e ainda é, um fator essencial para alcançar a excelência”, pontua Drª Sandra.

PUBLICIDADE

Dr. Emílio Assis integrou a equipe do CIDAP em 2007, quando o laboratório já contava com os patologistas Dr. Leonardo Dentz e Drª Suzana Borgati, após concluir a residência na UFMG, a seguir do falecimento de sua mãe, a DrªViolante Assis. “Com a experiência da primeira década do laboratório, assumi com a convicção de que um médico deve sempre procurar fazer o melhor pelo paciente, buscando estar atualizado e com a estrutura necessária para oferecer o diagnóstico mais completo e rápido para o paciente.”

DIDAP: diagnóstico rápido e preciso

No caso da Oncologia, os exames atuam em todas as investigações, mas têm um papel preventivo, em especial nos cânceres do colo de útero e do cólon (intestino), ao rastrearem as lesões. Quanto mais precocemente detectadas, maior a chance de cura. De acordo com o Dr. Emílio Assis, isso acontece não apenas na Oncologia. “Por exemplo, podemos colaborar na avaliação de uma gastrite ou até de uma hepatite, ajudando a definir não só a doença, mas sua gravidade.”

Equipe qualificada

Para o CIDAP, as “peças fundamentais” são as pessoas. Drª Sandra Ribeiro destaca que “nessa jornada de 25 anos, nossos colaboradores são indispensáveis na evolução e no progresso do laboratório, sendo que alguns estão desde a sua fundação. Ninguém faz nada sozinho: todos fazem parte do resultado, somos um time”. E na impossibilidade de comemorar com as pessoas data tão importante para toda a empresa, neste período tão difícil de pandemia, o CIDAP revitalizou sua logo, adicionando um marco em sua história.

Certificações de qualidade

O CIDAP iniciou sua atuação já visando a busca de certificações de qualidade, inspirado pelo exemplo do Hospital Monte Sinai. Dr. Emilio Assis conta que, depois disso, outras vieram. “A vantagem de termos uma boa equipe boa, com ótimos profissionais, é essa: ajuda a trabalhar melhor. Os parceiros foram a mola impulsionadora para obtenção de parâmetros ainda melhores, condizentes com os próprios valores do laboratório. Começamos com o Programa 5S, na década de 1990, e mais tarde passamos para a ISO9001/2008 que mantivemos durante quatro anos.”

A certificação mais importante conquistada, o PACQ, é uma certificação de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), que realiza uma avaliação específica para o setor, relacionada a critérios rígidos de segurança e processos. O CIDAP mantém esse certificado há três anos e está entre os 37 laboratórios do Brasil que possuem esse selo de qualidade. De acordo com a SBP, existem cerca de mil laboratórios no Brasil.

cidapCIDAP 25 ANOS

-> Reconhecido pela rapidez na entrega de resultados urgentes
-> O primeiro da Zona da Mata e o terceiro em Minas Gerais a conquistar o certificado PACQ
->Selo Ouro da UNIMED

 

 

 

cidapRESPONSABILIDADE SOCIAL

O CIDAP é parceiro da organização não governamental Aban (Associação dos Amigos) há 10 anos com atuação em diversos projetos junto ao Hospital Monte Sinai, em geral, relacionados à empregabilidade. Atualmente, o CIDAP é apoiador do Projeto Moeda Digna. Uma moeda social da Aban, em que os cadastrados a utilizam para retirar produtos necessários nos estabelecimentos participantes. Atualmente o projeto assiste a cerca de 120 famílias dos bairros Dom Bosco e Jardim Casablanca.

Cidap – Unidade Solar do Progresso
Av. Barão do Rio Branco 2288 / sala 901 – Centro
Telefone: (32) 3217-0794 / (32) 3218-6519
Juiz de Fora | CEP: 36016-310
Segunda a sexta: Das 8h às 19h

Cidap – Unidade Centro Médico Monte Sinai
Av. Presidente Itamar Franco, 4001/322 – Bloco Leste, Cascatinha
Telefax: (32) 3215-8006 – (32) 3232-7727
Juiz de Fora | CEP: 36033-318
Segunda a sexta: Das 8h às 18h – Sábado: Das 8h às 12h

Site:

cidap.com.br/

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.