Governo de Minas suspende eventos esportivos a partir da próxima segunda-feira

JF Vôlei terá que transferir partida das quartas de final da Superliga B de Contagem para Niterói, casa do adversário


Por Bruno Kaehler

16/03/2021 às 17h40- Atualizada 16/03/2021 às 21h45

Após comunicar, nesta terça-feira (16), que os eventos esportivos de equipes de outros estados estariam imediatamente cancelados em Minas Gerais em virtude da regressão à onda roxa no protocolo de combate ao coronavírus, o Governo do estado informou, nesta tarde, após reunião da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que também está proibida qualquer outra realização de partidas locais e demais iniciativas na área a partir da próxima segunda-feira (22). O encontro teve a participação da Federação Mineira de Futebol (FMF), da Federação Mineira de Voleibol (FMV) e também do diretor do JF Vôlei, Maurício Bara.

Conforme a decisão, os eventos esportivos já programados até este domingo serão mantidos, desde que as equipes participantes já estejam em Minas, e também respeitando protocolos de segurança no período diurno, em horários que permitam o deslocamento de profissionais antes das 20h, período em que se inicia a restrição de circulação de pessoas. Desta forma, as partidas da 5ª rodada do Campeonato Mineiro serão realizadas até o domingo, bem como pela Superliga A de Vôlei.

PUBLICIDADE

Na Superliga B, no entanto, o JF Vôlei não poderá atuar em Contagem no próximo sábado (20), pela partida de volta das quartas de final da competição. Isto porque a equipe juiz-forana inicia a caminhada nos playoffs nesta quarta, às 18h, contra o Niterói, na cidade fluminense, e não há possibilidade de que um time de outra região cruze a fronteira para atuar em Minas durante a onda roxa, iniciada nesta quarta. Desta forma, o clube local confirmou que o jogo de volta também será realizado no Ginásio do Colégio Plínio Leite, em Niterói, bem como uma terceira partida, se necessária, no confronto programado em melhor de três duelos.

Ainda segundo o JF Vôlei, “em acordo com a CBV na última semana, os clubes definiram que farão uma nova reunião ao final das quartas de final para decidirem sobre o formato da realização das semifinais.”

FMF aumenta restrições

Conforme comunicado divulgado pela FMF após a reunião, para os jogos da 5ª rodada do Mineiro, marcados entre esta sexta e o domingo, serão adotadas medidas mais rígidas para com as delegações e profissionais envolvidos. “Para aumentar a segurança dos envolvidos, e entendendo que o momento é de potencializar as medidas de controle, o protocolo da FMF restringirá o acesso a 50 pessoas por clube, todas testadas. Os profissionais de imprensa deverão seguir utilizando máscara, álcool em gel e respeitando os distanciamentos entre os postos de trabalho, como vem sendo feito desde a retomada do futebol, em agosto de 2020”, destaca.

Ainda conforme a entidade que regula o futebol em Minas, “para manter o alinhamento e seguir as orientações das autoridades de saúde de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol, deverá ser realizada nova reunião na próxima segunda, 22 de março, para que o Governo atualize as orientações sobre o andamento do futebol no estado.”

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: lockdown

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.