UFJF divulga calendário do ano letivo de 2021

Previsão é que a graduação retorne no dia 17 de maio, com fim do ano letivo apenas em fevereiro de 2022


Por Tribuna

15/03/2021 às 13h04

A uma semana de encerrar o calendário de 2020, que terá o segundo semestre finalizado no próximo dia 22, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira (15), a programação acadêmica do ano letivo de 2021. Conforme o documento oficializado pela instituição, o primeiro semestre ocorre entre os dias 17 de maio e 15 de setembro, com o segundo entre 18 de outubro deste ano e 26 de fevereiro de 2022.

O calendário foi aprovado pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) e é válido para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Desde 2020, a UFJF adota o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) para cursos que podem oferecer as atividades remotamente. Nenhuma atividade de ensino foi retomada presencialmente na universidade até o momento.

PUBLICIDADE

Com o término do segundo semestre letivo de 2020 na próxima segunda-feira (22), o calendário prevê um recesso de 55 dias antes do início das aulas. De acordo com comunicado da UFJF, “a ideia é que a Universidade permaneça acompanhando a situação epidemiológica da região em que estão inseridos os campi sede e avançado”.

Anteriormente, a UFJF já havia revelado estudar a possibilidade de adoção de um sistema híbrido de ensino para este ano. Algumas propostas foram analisadas pela instituição, que já adiantava que o atual cenário epidemiológico não permite o retorno às atividades presenciais neste momento.

No comunicado desta segunda-feira, a UFJF destacou que “a aprovação do calendário acadêmico de 2021 pelo Congrad não finaliza as discussões sobre a implementação do sistema híbrido de ensino (remoto e presencial) nem sobre a possível necessidade de calendários suplementares. Tais alternativas serão tratadas em comissões internas e conselhos da Universidade, considerando o cenário da pandemia de Covid-19”, pontua.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.