Goianá: Desenvolvimento com gestão eficiente
PUBLIEDITORIAL
Goianá integra Ampar/Cimpar e, com auxílio da associação, se moderniza em todas as áreas
A história de Goianá começa em 1815, quando as lavouras de café no Vale Fluminense exigiam a ocupação de novos territórios para a ampliação da atividade. Com o passar dos anos, o crescimento levou, em 1995, à emancipação política e administrativa do distrito de Goianá, cujo nome carrega até hoje. O local possui população estimada em 3.928 habitantes, segundo projeções do IBGE.
Hoje Goianá se consagra na região como uma das cidades que melhor combinam crescimento e qualidade de vida. As riquezas naturais, a vocação empreendedora e a hospitalidade de sua gente são fatores que explicam porque este pedaço encantador de Minas é tão procurado por pessoas que chegam de todos as partes do país para aqui fixar moradia.
Saúde de qualidade para todos
Está nos serviços de Saúde um dos grandes saltos de qualidade verificados em Goianá nos últimos quatro anos. Os números comprovam. Atualmente 20% da receita própria são destinados ao setor. Bem mais do que os 15% exigidos por lei. Os dados estão no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). Anualmente, 32 mil consultas e procedimentos são realizados, e 1,4 milhão de unidades de medicamentos, distribuídos. Também salta aos olhos a ampliação da equipe, triplicando o número de especialidades oferecidas na unidade de Saúde, em relação a 2016.
Em outra conquista marcante, a cidade passou a contar com Plantão Médico todos os dias da semana, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade. Goianá também se destaca pelo enfrentamento adequado à pandemia. Tanto que a cidade foi uma das poucas do Brasil credenciadas a instalar um Centro de Atendimento em Covid-19, com ambientes separados e profissionais específicos.
Trabalho com integração e planejamento
A eficiência da gestão pública de Goianá passa pela atuação integrada que garante níveis de excelência em todas as áreas. Para o setor agropecuário, a cidade criou o PROAGO, que é uma forma inteligente de aproveitar os poucos recursos disponíveis em parcerias para alavancar a produção no campo. No setor de Obras, o destaque é o investimento maciço na urbanização e as grandes melhorias em equipamentos urbanos como foi o caso da revitalização da Quadra do Mineirinho.
A diversidade é a marca das ações da Assistência Social, que tem como uma das estrelas da companhia o Projeto Ballet, uma aula de socialização e democratização da arte de dançar. Vista como vetor de desenvolvimento e ponto de reforço da identidade local, a Cultura recebe a devida valorização. O Turismo segue na mesma linha com ações estratégicas para valorizar os atrativos locais e tornar o setor economicamente viável.
Educação e Esporte no volume máximo
Goianá aposta no binômio Educação e Esporte para promover a realização e o bem-estar da coletividade. A cidade ostenta excelentes índices no ensino municipal. Fato explicado por iniciativas como a inclusão da educação física na creche, os grandes investimentos no acervo das bibliotecas escolares, a valorização do magistério e o apoio a quem busca o conhecimento fora cidade. O transporte gratuito atende diariamente os estudantes de todos os cursos e horários.
A força do movimento esportivo de Goianá é reconhecida em toda a região. Não é para menos. O setor vem recebendo um dos maiores investimentos de sua história. Por conta da pandemia, as atividades estão paralisadas, mas a estrutura segue devidamente preparada para a volta assim que for possível. São alternativas oferecidas em todos os dias da semana, envolvendo 12 modalidades. A lista inclui: capoeira, dança, futebol, futsal masculino e feminino, ginástica, handebol, hidroginástica, natação, vôlei, yoga, basquete e atletismo. Com isso, os campeões, a cidade faz em casa e acumula títulos até mesmo em nível internacional.
Leia também: Dona Euzébia: Produção de mudas é destaque nacional
Associados AMPAR/CIMPAR Zona da Mata – Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br