Procon-SP notifica Serasa por pedido de senha em pesquisa

Empresa deverá esclarecer sobre solicitação de dados bancários


Por Tribuna

07/03/2021 às 07h00

O Procon-SP notificou a Serasa S/A para que explique sobre a solicitação de dados bancários e senha para suposta pesquisa. A empresa deverá apresentar as seguintes informações: qual o objetivo ou finalidade da pesquisa realizada, em quais meios ela foi veiculada, a quem foi direcionada, quais os critérios utilizados para definição do público-alvo, para quantas pessoas foi direcionada, quais informações foram fornecidas aos participantes antes da realização da pesquisa e quais informações foram solicitadas durante a mesma, além do tempo em que a pesquisa ficou disponibilizada ao público.

O órgão de defesa do consumidor também quer saber quantas pessoas forneceram as informações solicitadas, quais dados foram obtidos e como os mesmos foram tratados, considerando os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

PUBLICIDADE

Embora as sanções previstas pela LGPD entrem em vigor somente a partir de agosto, o Procon-SP pode aplicar penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) por uso indevido de informações de consumidores. As sanções previstas no código incluem multas de até R$ 10 milhões.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.