Dona Euzébia: Produção de mudas é destaque nacional

PUBLIEDITORIAL

Cidade integra a AMPAR/CIMPAR e está em constante transformação para se adaptar à população e ofertar serviços essenciais.


Por AMPAR/CIMPAR

08/03/2021 às 07h00

Dona Euzébia
Município de sete mil habitantes é referência nacional na produção de mudas cítricas, frutíferas, ornamentais e florestais

Dona EuzébiaLocalizado na Zona da Mata de Minas Gerais, o município de Dona Euzébia faz parte da microrregião de Cataguases. Integrante da AMPAR/CIMPAR, o município vem se desenvolvendo e melhorando a vida dos seus quase sete mil habitantes.

A cidade surgiu em 1928 e leva o nome em homenagem à Dona Euzébia de Souza Lima, benemérita da comunidade. Ela era esposa do Sr. José Lima, que morava na cidade de Conselheiro Lafaiete. Ficando viúva, vendeu suas propriedades em Lafaiete e comprou as terras onde no passado estava localizada a antiga Fazenda Dona Euzébia, acompanhando o seu filho Dr. Leopoldo de Souza Lima, engenheiro responsável pela construção da Estrada de Ferro Leopoldina S/A. O município é gerido pelo prefeito Manoel Franklin Rodrigues, conhecido como Nenzinho, e com auxílio da AMPAR/CIMPAR segue fazendo melhorias locais e trazendo benefícios a seus moradores.

PUBLICIDADE

A cidade mineira tem um PIB de R$ 85.008.343 e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,701, segundo a última medição do IBGE, de 2010. O IDH vai de 0 a 1, e quanto maior, mais desenvolvida a cidade, tendo como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

Dona Euzébia: Destaque na produção de mudas

Anteriormente o território pertencia ao Município de Astolfo Dutra, posteriormente Porto de Santo Antônio, como distrito de Cataguases. A autonomia Municipal foi assegurada em 30 de dezembro de 1962, através da Lei 2.764, e seu território foi desmembrado do Município de Astolfo Dutra.

A história de seus moradores é como a de muitos outros produtores rurais brasileiros que, antes de encontrarem uma atividade que os permitissem viver dignamente da agricultura, passaram por muitas dificuldades até se destacarem na produção de mudas cítricas, frutíferas, ornamentais e florestais, se tronando referência nacional no setor: o município está em 1º lugar no Estado de Minas Gerais e em 2º no país.

A produção de mudas é o carro-chefe da economia de Dona Euzébia, na Zona da Mata. Tanto que o município é o maior fornecedor de Minas Gerais, com centenas de agricultores que investem na produção e comercialização de frutíferas, planta ornamentais e florestais. Somente a safra de mudas de citros registra quatro milhões de unidades por ano.

Intervenções positivas à população

Entre as obras e mudanças recentes que tiveram impacto direto na vida da população, estão a construção da Câmara Municipal e da capela mortuária no Distrito de São Manoel do Guaiaçu, aquisição de terreno e ampliação da Escola Municipal Francisco Ribeiro dos Santos e da cobertura na Escola Municipal Tertuliano Dias Moreira. Dentre as melhorias estão ainda a pavimentação e drenagem de vias públicas e a construção de muro de contenção da cidade, além da reformulação das estratégias da saúde família. Para reforçar a saúde e a educação no município, a frota também foi ampliada.

Leia também: Argirita (MG) tem ensino bilíngue em creche pública

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.