Estrogonofe de chocolate: aprenda a receita com Fred Mendes

Chef e músico se reinventa durante pandemia e recria receita deixada pela mãe


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

26/02/2021 às 07h00

strogonofe de chocolate
(Foto: Fernando Priamo)

“Na verdade, não sei me rotular”, comenta Fred Mendes. Isso porque ele atua como cozinheiro, baterista, empresário, chef, auxiliar de cozinha… tudo ao mesmo tempo, desde 2009. Apesar das diferenças, essas atividades são bem parecidas, já que permitem que ele seja criativo, certeiro e sentimental. Com essa junção, surge seu estrogonofe de chocolate.

A comida favorita de Fred sempre foi estrogonofe, “sem arroz e com batata palha”, conta, rindo. Em um de seus aniversários, sua mãe, Lúcia, preparou o que para ele foi uma total invenção: seu prato predileto, mas de chocolate. “Na época, eu achei a ideia genial e achava que era invenção dela. Logo depois eu descobri que essa receita já existia. Mesmo assim, para mim, foi invenção dela”, diz. Depois desse dia, todas as outras celebrações tinham que ter as duas versões de estrogonofe.

PUBLICIDADE

Em 2009, o cozinheiro saiu do Rio de Janeiro, onde morava então, e retornou a Juiz de Fora para estudar gastronomia. “Nas épocas ruins de grana, eu conseguia fazer congelados e sanduíches naturais para o condomínio onde morava. Acho que foi a partir daí que fui percebendo esse novo trabalho.” De volta à cidade, ele teve que largar a banda na qual tocava no Rio. Hoje em dia, uma atividade não atrapalha a outra: ele é integrante da Alles Club e toca com o Baapz – o que, para ele, é uma válvula de escape. “E como dizem: bateria e baixo são cozinha de uma banda”, lembra.

 

 

estrogonofe de chocolate
(Foto: Fernando Priamo)

Fred sempre quis abrir um negócio e, em meio à pandemia, encontrou a maneira de realizar esse projeto – com o incentivo decisivo da esposa, Emanuelle. Ele, agora, prepara os produtos e os vende por delivery. O Chef em Casa (no Instagram, @chefemcasa_jf) já existia antes, realizando eventos e, ao mesmo tempo, servia para divulgar seu nome. Hoje ele faz isso tudo de casa, na companhia de Emanuelle e do filho Joaquim, de 4 anos.

Relembrar essa reinvenção é também rememorar as festividades organizadas pela mãe, que, de acordo com Fred, adorava fazê-las em casa e com espumante. Desde seu falecimento, a receita caiu no esquecimento de Fred, mas o passo a passo está todo guardadinho, escrito à mão mesmo por Lúcia. Quem sabe ele finalmente entra no cardápio do Chef em Casa?

strogonofe de chocolate
(Foto: Fernando Priamo)

Estrogonofe de chocolate

Ingredientes
2 latas de leite condensado
5 colheres (sopa) de cacau em pó 100%*
1 colher (sopa) de manteiga
2 caixinhas de creme de leite
200g de chocolate Diamante Negro
200g de chocolate branco
100g de chocolate Bis
100g de nozes
100g de castanha do Brasil
10ml de conhaque

*pode substituir o cacau em pó 100% por de 70% ou 30%

Modo de preparo
Faça um brigadeiro com o cacau em pó, o leite condensado e a manteiga. Deixe esfriar e coloque em um recipiente grande. Adicione o creme de leite e misture. Acrescente o conhaque, as nozes e as castanhas do Brasil picadas. Por último, coloque pedaços do Diamante Negro, chocolate branco e o Bis. Misture e sirva.

O conteúdo continua após o anúncio

Sugestões para finalização
Coco ralado tostado (imitando a batata palha)
Frutas como morango e uva sem caroço (colocar quando servir, para não dar água)
Polvilhar paçoca
Pedacinhos de marshmallow
Folhas de hortelã

Leia também: O pão, o café, o chocolate

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.