Farofa temperada com frutas para as festas de fim de ano 

Aprenda com o Chico Mendonça uma receita da avó que ainda faz sucesso na família


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

25/12/2020 às 07h00

Farofa temperada com frutas para as festas de fim de ano 
O empresário Chico Mendonça produz várias receitas em sua empresa, entre elas as farofas famosas da avó (Foto: Acervo Pessoal)

Seguindo os passos da avó, Chico produz quitutes como biscoito de polvilho, pizza integral e biscoitos, entre outros, em sua empresa, Sou das Gerais. “Na minha casa, quem cozinhava era a minha avó, que tinha o mesmo nome que o meu, Francisca. Quando chegava o Natal, ela fazia uma farofa que a gente gostava muito, toda temperada com alho, cebola, salsinha e coentro. Ela colocava vários temperos que tinha na horta”, relembra o neto, hoje empresário, Francisco de Assis Martins Mendonça.

Com mais de 40 anos de culinária, Chico gosta de reviver os pratos. “Eu sempre volto aos livros de receitas da família, pergunto para minhas tias e primas. Há pouco tempo voltei a ser mais ativo na cozinha, e eu brinco que gosto de ressuscitar os pratos, pergunto para as pessoas os gostos que aquela receita tinha e vou descobrindo os sabores”, conta.

PUBLICIDADE

Ter a avó como exemplo fez com que o empresário continuasse sempre, de alguma forma, no ramo da culinária. Seu prazer é inventar pratos elaborados a partir de ingredientes simples e releituras de receitas já conhecidas. “Eu gosto de comprar vários ingredientes e ir testando. E como eu sou diabético, preciso sempre adaptar as receitas para que eu possa comer sem medo”, afirma Chico.

Prato popular

Prato típico para reunir a família de Chico é a farofa temperada, que marca as festas de final de ano. Para prepará-lo, o segredo está em pequenos detalhes, que realçam o sabor e a cor. Os ingredientes que são utilizados para elaborar as farofas são variados e vão desde frutas até carnes, como bacon e linguiça, resultando em receitas gostosas e ótimas para dividir com a família. “Eu gosto de indicar a compra de temperos e ingredientes que são de lojas de produtos naturais a granel. Porque lá você encontra todo tipo de produto em pó, que é mais fácil até para misturar”, indica.

A farofa é um prato bem popular no Brasil, conhecida por seu preparo fácil, prático e que pode contar com muitas variações. Geralmente são feitas com farinha de mandioca ou milho, que contêm benefícios como cálcio e ferro. “Para a receita indicada para os leitores, a única indicação é abusar da criatividade. Há pessoas que não gostam de certas frutas, então podemos adaptar. A ideia é que todos aproveitem o prato e saboreiem os temperos usados”, finaliza Chico.

Farofa temperada com frutas para as festas de fim de ano 
A farofa temperada leva pêssegos, uva-passa, damasco e muitos outros temperos (Foto: Acervo Pessoal)

Farofa temperada da vovó Chiquinha

Por Francisco de Assis Martins Mendonça

Ingredientes

150g de manteiga ou 1 copo de óleo (soja ou azeite)
150g de farinha de rosca
500g de farinha de biju de mandioca
1 colher (sopa) de sal
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de páprica picante
1 colher (café) de orégano
1 colher (café) de cúrcuma
1 colher (café) de alho em pó
1 colher (café) de cebola em pó
1 colher (café) de cominho

Modo de preparo

Misture os ingredientes na farinha de rosca. Aqueça a manteiga ou o óleo, adicione a farinha de rosca temperada, acrescente o sal e por último a farinha de biju.

Farofa de Natal

Ingredientes

O conteúdo continua após o anúncio

250g da farofa temperada da Vovó Chiquinha
30g de passas pretas
30g de passas amarelas
30g de damasco
30g de ameixa sem caroço picada
2 bananas-prata fritas em rodelas
30g de pêssego em pedaços

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e adicione a farofa temperada.

Leia também: Rabanada assada para fazer na ceia de Natal

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.