Aprenda a fazer biscoito de gengibre natalino para a sua ceia

Para comemorar a data em família, conheça mais uma opção para degustar no Natal


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

04/12/2020 às 07h00

Estudante de gastronomia ensina como fazer uma receita diferente para a ceia (Foto: Acervo Pessoal)

As redes sociais se tornaram um meio eficaz para apresentar ideias, trabalhos e conquistar públicos específicos, de acordo com cada nicho. É o caso da influencer gastronômica Maria Paula Namen Silva, que possui um perfil público no Instagram (@mp_cozinha), onde posta várias receitas, dá dicas de produtos e alimentos. Além de se desdobrar nas redes, ela também faz duas graduações: direito e gastronomia. Cozinhar sempre foi um dos seus prazeres, e seguir nessa profissão é um dos seus desejos.

Segundo Maria Paula, a ideia de compartilhar receitas no Instagram começou em julho. “Surgiu quando vi que tinha feito receitas fáceis, gostosas e que outras pessoas poderiam se beneficiar delas. A pandemia fez com que fosse necessário ficar em casa, o que ajudou na preparação de pratos diferentes e saborosos”, conta. “Sempre gostei de cozinhar, na adolescência comecei a praticar e acabei me apaixonando pela cozinha. Eu estava sempre fazendo jantares e lanches para meus familiares e amigos, e ficava, cada vez mais, feliz de oferecer felicidade através da comida. O importante é ter prazer na hora de comer e cozinhar com amor.”

PUBLICIDADE

Além de se formar e estudar fora, um dos maiores desejos da jovem é obter conhecimento necessário para abrir um restaurante próprio. Com o apoio dos amigos e familiares, Maria Paula segue postando todos os dias várias dicas de receitas. Para chamar atenção do público, a estudante ainda promove alguns sorteios, envolvendo suas receitas, para atingir cada vez mais pessoas.

‘Natal é família’

Montar pratos para comemorar o Natal é um de seus hobbies, conforme destacou Maria Paula. “Sempre me reúno com minha avó e faço vários pratos diferentes para todos os momentos natalinos, o biscoito de gengibre se encaixa muito bem. Além de ser muito bonito, é saboroso e fica gostoso num lanche de natal e até após o almoço de natal para acompanhar um cafezinho.”

A receita de biscoito de gengibre foi a escolha de Maria Paula Namen para os leitores da Tribuna. Para realizar o prato é necessário seguir à risca o preparo, para não ter nenhuma surpresa no resultado final. “A receita desse biscoito tem algo que não deve ser modificado que é o gengibre. O biscoito de gengibre é um clássico, gosto de colocar por cima açúcar de confeiteiro para enfeitá-lo, mas nada impede que o leitor simplesmente faça o biscoito e o decore de forma diferente. As crianças podem desenhar com um palito olhinhos e boca no boneco. Dá, também, para fazer com um glacê branco e decorá-lo. Existem vários modelos de fôrmas de biscoito, o importante é usar a criatividade”, ressalta a jovem.

Aprenda a fazer biscoito de gengibre natalino para a sua ceia
Biscoito de gengibre pode ser decorado de formas diferentes (Foto: Acervo Pessoal)

Biscoito de gengibre natalino 

Por Maria Paula Namen Silva

Ingredientes
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 ovo levemente batido
100g de manteiga
4 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Manteiga e farinha para untar a forma

Preparo
Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher. Leve uma panela ao fogo baixo e misture a manteiga, o açúcar mascavo e o mel. Mexa bem até virar uma calda. Junte a calda com os ingredientes secos e misture até formar uma massa de consistência mole.  Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 12 horas. Preaqueça o forno a 180 graus. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se quiser, corte com a boca de um copo americano para fazer o molde. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 ou 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

O conteúdo continua após o anúncio

Leia também: Torta de Bacalhau: A receita da avó que faz sucesso nas mãos do neto

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.