Confira como foi a votação para prefeito nos bairros de Juiz de Fora
Margarida venceu em 94 localidades; Wilson em nove; Marcos Ribeiro foi o mais votado em Pirapetinga
Após publicar um levantamento exclusivo com o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nas diversas regiões da cidade após a apuração dos votos no primeiro turno da disputa, a Tribuna detalha como foi a votação no pleito realizado no último dia 15 de novembro. Mais votada em todas as regiões urbanas da cidade, a deputada federal Margarida Salomão (PT) também obteve o melhor desempenho em 94 localidades, incluindo bairros, distritos e zona rural, das 104 áreas municipais em que se localizam as 1.096 seções de votação. Como um exemplo, a parlamentar venceu nos dez bairros com os maiores eleitorados do município (ver quadro).
Assim, a parlamentar que compete no segundo turno com o empresário Wilson Rezato (PSB) venceu o primeiro turno em mais de 90% dos bairros da cidade, o que a ajudou a consolidar a marca de 39,46% da votação válida na eleição realizada no último dia 15 contra os 22,96% dos votos válidos obtidos por seus adversários. Por sua vez, Wilson teve uma votação melhor que Margarida em dez localidades, a maioria em áreas distritais e da zona rural.
O empresário ficou à frente de sua adversária em Humaitá, Igrejinha, Monte Verde, Náutico, Penido, Pirapetinga, Remonta, Rosário de Minas, Toledo e Torreões. Destes dez locais, Wilson foi o mais votado em nove. A situação mais curiosa aconteceu em Pirapetinga. Na localidade, que possui apenas uma seção eleitoral, o advogado Marcos Ribeiro (Rede) obteve 28 votos e teve o melhor desempenho entre os onze candidatos, ficando à frente inclusive dos dois postulantes que disputam o segundo turno.
Melhor desempenho
Entre as 94 localidades em que Margarida Salomão foi a mais votada, o melhor desempenho percentual aconteceu no Bairro Floresta. Nas três seções do local, a deputada federal obteve 354 votos, contra 163 da delegada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos), segunda colocada na região. Wilson computou 142 eleitores. Tal desempenho garantiu à Margarida 47,3% da votação válida. Em outros sete bairros, Margarida obteve marca expressiva, acima dos 45% dos votos válidos: Retiro, Mundo Novo, Sagrado Coração de Jesus, Valadares, Vila Furtado de Menezes, Dom Bosco e Santa Luzia.
Considerando ainda o percentual de votos válidos, a maior diferença em pontos percentuais de Margarida para seu adversário no segundo turno se deu nos bairros Granjas Betânia, Floresta e Retiro, em que a vantagem da candidata do PT sobre o do PSB foi de 28,3 pontos percentuais. A distância entre os dois também ficou acima dos vinte e cinco pontos nos bairros Santa Cândida, Mundo Novo, Sagrado Coração de Jesus e Granjas Bethel.
Mais da metade
Nas nove localidades em que foi o mais votado no primeiro turno, Wilson teve alguns desempenhos expressivos. Em quatro áreas, teve mais da metade dos votos, superando assim a votação de todos os seus dez adversários somados. Estes foram os casos de Toledo, em que registrou 71,6% dos votos válidos; Monte Verde, 59,8%; Igrejinha 58,5%; e Humaitá, 57,7%. Toledo possui apenas uma seção eleitoral; Humaitá e Monte Verde, duas; e Igrejinha, oito.
Nestes caso, a maior distância de Wilson para Margarida, uma vez mais considerando o percentual da votação válida dos dois candidatos, se deu exatamente em Toledo, onde o empresário terminou com 51 pontos percentuais de vantagem em relação a sua adversária. Tal diferença em favor de Wilson chegou a 36,3 pontos em Igrejinha; 31,4, em Monte Verde, e 29,6, em Humaitá.
Ione x Wilson
Terceira colocada no primeiro turno, Ione Barbosa deixou de avançar ao segundo turno após registrar 2.934 votos a menos que Wilson e fechar o primeiro turno com 21,83% da votação válida. A delegada teve um desempenho melhor que o do candidato do PSB em quatro das sete regiões urbanas da cidade. Com relação aos bairros, ficou à frente de Wilson em 48 localidades. Nas seções eleitorais do Bairu, Wilson e Ione registraram exatamente o mesmo desempenho e somaram 787 votos. Em nenhum bairro, ela superou a votação de Margarida, no entanto.
Votação por seção
Considerando as 1.096 seções eleitorais espalhadas pela cidade, Wilson foi o mais votado em 33; Ione em nove; e Marcos Ribeiro em uma. Assim, Margarida obteve o maior número de votos em 1.053 seções, o que corresponde a 96% do total de urnas espalhadas por Juiz de Fora.
Tópicos: eleições 2020