Amigos juiz-foranos fazem campanha de arrecadação de brinquedos de Natal

Educadores físicos irão comemorar doações correndo por 6 horas de forma ininterrupta em dezembro; saiba como ajudar


Por Bruno Kaehler

25/11/2020 às 06h58

Amigos Erick Brugiolo (esquerda), Anderson Batata (centro) e Gláucio Monte-Mór irão correr 6 horas sem parar, com divulgação do fotógrafo Daniel Braga (Foto: Arquivo Pessoal)

Trinta dias para doar, seis horas para agradecer. Este é um lema carregado pelos educadores físicos e amigos Anderson Batata, Daniel Braga, Erick Brugiolo e Gláucio Monte-Mór (GAU) na campanha Natal Solidário, que já arrecada, desde a última quinta-feira (19), e até 19 de dezembro, brinquedos que serão destinados a crianças neste final de ano. E como forma de comemorar as doações, eles irão se desafiar no derradeiro dia de campanha, correndo 6 horas de forma ininterrupta na Via São Pedro.

A ideia, que partiu de Batata, levou em consideração, naturalmente, o agravamento da situação de vulnerabilidade social em muitas famílias por conta da pandemia. A proposta foi prontamente abraçada. “Eu estava vendo no Instagram do Brou Bruto (Thiago Drews), ele faz todo ano uma campanha para arrecadar brinquedos em uma praça em Belo Horizonte. Pedala por 12 horas e a galera vai doando na praça. Vi isso e pensei em fazer algo também, ainda mais com essa pandemia que faz com que mais jovens possam ficar sem brinquedo”, explica o profissional, que contatou, imediatamente, o trio que também havia acompanhado o feito no Instagram e topou tanto a campanha quanto o desafio.

PUBLICIDADE

Enquanto Batata, Brugiolo e GAU correrem, das 5h às 11h do dia 19 de dezembro, Daniel Braga, que também é fotógrafo, irá registrar o desafio. À Tribuna, ele enfatizou a importância da conscientização das pessoas no sentido de evitarem correr ao lado dos amigos pela segurança em virtude da pandemia.

“Não estamos incentivando as pessoas a irem lá correr com eles, que vão cumprir esse desafio como forma de superação pela conquista das arrecadações, uma comemoração de fim de ano. Vou fazer o registro fotográfico e eles vão entrar ao vivo nas redes sociais, vamos manter alguns flashes ao vivo durante a corrida e depois também postaremos porque a arrecadação de brinquedos também vai acontecer lá”, explica Daniel.

‘O esporte inspira as pessoas’

Para GAU, também ultramaratonista, o desafio pode motivar as pessoas a doarem. “Será um prazer correr as 6 horas porque isso incentiva as pessoas a se esforçarem para doar. ‘Olha só, os caras estão se esforçando para correr 6 horas, então vamos doar um brinquedo, né?’ E por mais que seja um prazer para gente, é um desafio físico. Está sendo muito legal.”

Na mesma toada, o professor Erick Brugiolo reitera ser uma oportunidade de gratidão em meio a um ano de muitos obstáculos. “Esse ano foi realmente difícil pra todo mundo. Mas o esporte é algo que inspira muito as pessoas. (…) Eu vejo como uma forma de agradecimento por estarmos chegando ao fim de 2020 e, mesmo com todas as dificuldades, conseguindo sobreviver bem da nossa profissão. E nada mais gratificante e importante do que realizar essas doações para crianças. Porque muitas delas não têm noção do que está acontecendo e com certeza muitos pais vão ter mais dificuldade ainda de poder levar alegria para elas nesse período de pandemia.”

Ainda conforme Brugiolo, “foi um ano em que a atividade física salvou. Provou, e assim vai continuar durante muitos anos, que é fundamental para que as pessoas tenham uma boa saúde, qualidade de vida, uma mente boa para enfrentar qualquer adversidade como é a pandemia e o isolamento.”

Como doar

Os brinquedos arrecadados serão destinados à Associação Pedrinho, entidade sem fins lucrativos que irá distribuir para crianças da cidade. As doações podem ser feitas em diversos pontos parceiros da campanha que podem ser encontrados no Instagram Natal_solidariojf ou no da Associação Pedrinho. No último dia de campanha, também haverá doação na Via São Pedro, onde o trio irá correr.

O conteúdo continua após o anúncio

Ainda são aceitas doações em dinheiro, diretamente na conta da entidade que irá fazer o repasse de todos os brinquedos (Banco do Brasil, Agência 2592-5, Conta Corrente 38011-3). Para mais informações, há possibilidade de contato com Anderson Batata (32 98832-4957) ou Alvaro Freitas, da Associação Pedrinho (32 99195-4365).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.