Margarida defende participação popular no planejamento territorial

Nesta terça, a candidata do PT visitou o Bairro Progresso, gravou programas eleitorais e se encontrou com lideranças da Região Leste


Por Gabriel Ferreira Borges

24/11/2020 às 19h32

Candidata esteve no Bairro Progresso, Zona Leste de JF (Foto: Assessoria de campanha)

A cinco dias do segundo turno das eleições municipais, a candidata Margarida Salomão (PT) mantém o direito à cidade como principal pauta da própria campanha perante o eleitorado juiz-forano. Em peça publicitária veiculada no horário eleitoral gratuito entre a última segunda e esta terça-feira (24), Margarida reforçou a intenção de instituir o instrumento de participação popular em decisões que dizem respeito aos próprios bairros onde os cidadãos moram. Conforme a candidata, os cidadãos devem “sentir que aquele empreendimento tem alguma coisa a ver com a vida deles”.

Em programa de cinco minutos, a campanha da deputada federal busca reproduzir a dinâmica da participação popular, ou seja, à medida em que os populares se queixam de problemas cotidianos em depoimentos curtos, Margarida apresenta uma proposta para a solução das reclamações. Aliás, a petista destaca desde a necessidade de reordenar o transporte coletivo urbano até garantir o direito à creche municipal e a extensão do horário de funcionamento das UBSs.

PUBLICIDADE

Logo no início da manhã, a deputada ainda manifestou pesar pela morte do Monsenhor Miguel Falabella, que, conforme Margarida, era o seu pároco. “Tive a alegria e a honra de tê-lo como meu pároco. Ele era de Mar de Espanha, tinha muitas relações de amizade com a minha família. Cansei de encontrá-lo na casa da minha avó Regina. Então, com muito pesar mesmo, faço essa manifestação pela sua perda.”

Por fim, Margarida buscou se desassociar de imagem culta dada pelos tempos em que a deputada federal atuara como professora, pesquisadora e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Após ressaltar que, na academia, se aprende “uma relação de humildade com a verdade, porque a verdade é um processo de descoberta”, Margarida ainda promete um governo em que “a prefeita não fica lá no nono andar (do prédio da Prefeitura)”, mas, sim, “anda pela cidade e ela mesma vê, com a sua equipe, os apertos que as pessoas estão passando”.

Agenda
Nesta terça, aliás, em compromissos de rua, a candidata visitou, pela manhã, o Bairro Progresso, Zona Leste. À tarde, após mudança de agenda, Margarida gravou programas eleitorais. Por fim, a petista encerrou a agenda em reuniões com lideranças comunitárias da Região Leste depois de conceder entrevista à TV Integração.

Já nesta quarta, a petista deve iniciar as atividades de campanha em entrevista para a Rádio Alô. Em seguida, a candidata tem agendado um encontro sobre o projeto “Comunitude – Jornalismo nas periferias”. Posteriormente, além de entrevista à Rádio Itatiaia, Margarida tem reuniões marcadas com lideranças políticas e religiosas.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2020

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.