VW revela o Taos, que estreia no ano que vem
SUV médio será fabricado na Argentina e chega às lojas no segundo trimestre de 2021
A Volkswagen finalmente mostrou por completo o Taos, seu novo SUV médio. O modelo, que será fabricado na Argentina, chega às lojas no segundo trimestre de 2021 e tem como missão rivalizar diretamente com o Jeep Compass, líder do segmento desde seu lançamento. Além do Jeep, o Taos terá como oponente o também estreante Toyota Corolla Cross, que será produzido em Sorocaba (SP) a partir de abril.
O Taos é o primeiro modelo a utilizar a plataforma MQB na Argentina, mas não será o único. O próximo deverá ser a picape Tarok. Como previsto, o modelo tem diferenças em relação ao Tharu, “gêmeo” feito na China. Perante o irmão oriental, o SUV argentino tem estilo levemente mais esportivo. A grade e a parte inferior preta são formadas por losangos. Três barras cromadas ligam os faróis.
O painel do Taos lembra o dos SUVs T-Cross e Nivus, mas de forma ampliada. As fotos de divulgação, feitas com o modelo topo de linha, mostram acabamento bicolor. A faixa horizontal integra painel e portas, dando sensação de continuidade. Do Nivus vem também o novo volante com o símbolo atualizado da Volkswagen. Além disso, o Taos herda a nova central multimídia VW Play. Por enquanto o SUV argentino é o terceiro veículo a receber o sistema, depois de Nivus e T-Cross. Daqui em diante, todos os produtos inéditos ou que passarem por alguma atualização receberão o dispositivo. O quadro de instrumentos virtual também é o mesmo que equipa outros veículos da linha.
150 cavalos de potência
A manopla do câmbio (automático de seis marchas) é a mesma do T-Cross, e traz as indicações na parte superior. A transmissão faz par com o já conhecido motor 1.4 turbo flexível de quatro cilindros. É o mesmo da versão mais cara do T-Cross (Highline) e das opções mais baratas do Tiguan (básica e Comfortline), além de equipar também os esportivos Polo e Virtus GTS. São 150 cavalos de potência e 25,5 mkgf de torque. A tração é apenas dianteira, por enquanto. Futuramente, não está descartada uma versão com motor 2.0 turbo a gasolina, de 220 cv. Essa viria com tração nas quatro rodas.
Dependendo da versão, o Taos irá oferecer carregador de celular por indução e controle de velocidade adaptativo (ACC) com stop&go. Isso significa que o SUV é capaz de acompanhar o ritmo do carro à frente tanto na estrada como na cidade, freando se o trânsito parar e voltando a acelerar de forma autônoma se o veículo da frente andar. O SUV trará também frenagem automática de emergência em caso de detecção de pedestres na via.
O pacote fica completo com sensores de ponto cego e detector de tráfego traseiro, que serve para alertar o motorista sobre a aproximação de algum veículo na parte traseira, durante manobra fora do campo de visão do condutor.
As luzes são todas de LEDs e os faróis trazem a tecnologia IQ Light, sistema que, de acordo com a Volkswagen, permite que os projetores de LEDs tenham alcance lateral maior. Há ainda facho com ajuste automático e luz que acompanha as curvas. Nesse caso, os faróis de neblina se acendem separadamente, de acordo com o movimento do volante.