Com um jogador a menos, Tupi vence Ipatinga de virada

Galo Carijó arranca vitória por 3 a 2 em casa e se mantém fora da zona de rebaixamento


Por Júlio Black

17/10/2020 às 18h36- Atualizada 18/10/2020 às 07h44

O Tupi ainda respira. Depois da derrota na semana passada, no retorno do Módulo II do Campeonato Mineiro após quase sete meses de inatividade, o Galo Carijó voltou a vencer na competição. E foi uma vitória emocionante, virada por 3 a 2 sobre o Ipatinga, em jogo válido pela oitava rodada da competição.

A partida, realizada na tarde deste sábado (17) no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, teve gols de Regino, Léo Coca e Renan Amorim para os donos da casa. Paulo Rangel e Tchô marcaram para os visitantes, que têm como presidente o ex-diretor de futebol do Tupi, Nicanor Pires.

PUBLICIDADE

Com o resultado, o Tupi chegou aos nove pontos e subiu para o oitavo lugar, além de ultrapassar o próprio Ipatinga (oito pontos) na tabela de classificação. O triunfo ainda colocou o clube um pouco mais distante da zona de rebaixamento, pois além de ultrapassar o Ipatinga, o Tupi manteve os dois pontos de diferença entre o CAP Uberlândia (que derrotou o Guarani e chegou aos sete pontos) e agora está quatro pontos à frente do lanterna Muriaé (cinco pontos), que empatou com o Serranense, que agora tem os mesmos nove pontos do alvinegro de Santa Terezinha.

Ao ataque

As duas equipes iniciaram a partida dispostas a conquistar os três pontos, e por isso se lançaram ao ataque desde o apito inicial. E quem abriu o placar foi o Ipatinga, logos aos quatro minutos. Após cruzamento da esquerda, o atacante Paulo Rangel entrou livre na área, entre os zagueiros do Tupi, e emendou de primeira no ângulo direito de João Lucas, que nada pôde fazer. Três minutos depois, o próprio Paulo Rangel teve a chance de ampliar o marcador.

Com a desvantagem e a necessidade de vitória para se isolar da zona de rebaixamento, o Tupi não se abalou e por pouco não empatou aos seis minutos, quando a bola sobrou na grande área para o lateral Thainler, que chutou com perigo à esquerda da meta dos visitantes. O Ipatinga quase ampliou o placar no minuto seguinte, mais uma vez com Paulo Rangel, que obrigou o goleiro do Galo Carijó a fazer grande defesa.

O empate do Tupi aconteceu aos 18 minutos. Léo Coca fez grande jogada pela esquerda do ataque, foi até a linha de fundo e tocou para trás. A bola chegou até Regino, que mandou a bola no canto esquerdo de Paulo Vitor e marcou o primeiro do alvinegro de Juiz de Fora.

Mas nem houve tempo de comemorar. Logo na saída de bola, o Ipatinga foi para o ataque e marcou o segundo gol, após jogada esquematizada que deu a chance para o meia Tchô deixar sua marca.

Virada na etapa final

O segundo tempo começou com o Ipatinga tendo chance de ampliar a vantagem, mas logo os primeiros 15 minutos foram marcados por poucos lances de emoção. A virada do Tupi começou a se desenhar aos 17 minutos, com o gol de empate. Yan fez boa jogada individual pela direita, cruzou da linha de fundo e Léo Coca bateu de primeira para marcar o segundo dos juiz-foranos.

O empate deu ânimo renovado para o Galo Carijó, que teve três chances na sequência para marcar o terceiro, entre os 28 e 30 minutos. Na primeira delas, Yan recebeu livre na área pela direita, avançou e chutou forte no canto de Paulo Vitor, que fez grande defesa. O goleiro do Ipatinga voltou a trabalhar no chute de Anderson, de fora da área, e em seguida o mesmo Anderson invadiu a área e, de frente para o goleiro, mandou a fola para fora.

Aos 32 minutos, o drama para o Tupi. Rafael comete falta violenta, recebe o segundo cartão amarelo e é expulso. Com um jogador a menos, a expectativa era de que o Tupi recuasse para manter o resultado, mas foi justamente no momento mais dramático que veio a virada, aos 35 minutos. Em confusão após bola lançada na área, o rebote ficou com Renan Amorim, que da pequena área mandou para o fundo das redes e anotou o terceiro gol dos donos da casa.

O conteúdo continua após o anúncio

Próxima rodada

No desespero, o Ipatinga teve a oportunidade de empatar aos 45 minutos, com Núbio Flávio, que cabeceou por cima do gol, livre, após cruzamento que veio da esquerda. No minuto seguinte, foi o Tupi que teve a chance de chegar ao quarto gol: Yan fez ótimo passe para Léo Coca, que invadiu a área mas chutou por cima do travessão.

Ainda que tenha chances remotas de classificação para a fase final do Módulo II, o Tupi vai a campo na próxima rodada ainda pensando principalmente em se distanciar do rebaixamento. O compromisso, porém, será difícil, pois o Galo Carijó enfrenta o Betim (11 pontos) fora de casa, na próxima quarta-feira (21), às 15h, na Arena Vera Cruz. Já o Ipatinga recebe o líder Pouso Alegre no mesmo dia, às 15h30, no Ipatingão.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.