Ministro Braga Netto faz palestra na Fiemg em Belo Horizonte
Ministro-chefe da Casa Civil presentou as diretrizes do plano de retomada da economia para o país
O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, enfatizou as ações do Governo federal para enfrentamento à Covid-19 e apontou a recuperação da economia brasileira em palestra, na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em Belo Horizonte. O evento contou com as presenças do presidente da Federação, Flávio Roscoe, do governador Romeu Zema (Novo), do vice, Paulo Brant, do senador Antonio Anastasia e de lideranças empresariais.
A Casa Civil coordena, desde março, o Comitê de Crise para a Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 e o Centro de Coordenação de Operações, criados para amenizar os efeitos da pandemia. “Viemos mostrar que o país está no rumo certo, e o Governo federal está preocupado com a retomada do crescimento econômico”, disse o ministro.
O presidente da Fiemg destacou o apoio da União para a preservação da atividade econômica. “Precisamos reconhecer o amplo leque de ações do Governo federal e do Congresso Nacional para reduzir os potenciais danos na economia e na vida dos cidadãos.”
Braga Netto ainda apresentou as diretrizes do plano de retomada da economia, com a priorização de projetos para recuperação no período pós-pandemia. O planejamento prevê reestruturação e desburocratização do Estado para atração de novos investidores, além de obras públicas e com capital privado. Serão selecionados projetos com potencial de geração de emprego e renda. A estimativa é atrair mais de R$ 1 trilhão em uma década em investimentos privados.
A Fiemg, por sua vez, destacou as suas próprias iniciativas de combate à Covid-19, como a doação de 1.700 respiradores fabricados pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. Os equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais de todo o estado. A Federação também mobilizou recursos para o desenvolvimento de vacina contra a doença e lançou mão de medidas para beneficiar o segmento industrial.
Também presente no encontro, o presidente do Sindicato dos Jornais do Interior, Rodrigo Fernandes, entregou ao ministro e à equipe da Secretaria de Comunicação a relação de jornais e portais associados nos quais podem ser publicadas futuras campanhas publicitárias do Governo federal.
Tópicos: eleições 2020