Cinco lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora
Com opções que vão desde o nível iniciante ao hard para agradar todos os gostos
Fazer atividades físicas é muito importante para manter a saúde em dia, principalmente no momento atual. Para quem gosta de se exercitar, a caminhada ou a corrida é uma ótima opção para os iniciantes. Além de conhecer lugares novos na cidade, os corredores podem se deliciar com as paisagens em meio a natureza. Por isso, a Tribuna convidou o corredor Luiz Henrique Fernandes, membro e fundador do grupo Studio para nos mostrar quais os melhores lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Confira a seguir:
UFJF
Lugar favorito de muitos corredores, a Universidade Federal de Juiz de Fora possui um percurso de 2.140 metros com poucos aclives e declives, pontos de sombra e marcações de distância durante todo o trajeto. Além disso, o local oferece pista de qualidade e uma linda paisagem. Sem contar que é um ótimo lugar para passear com os pets. Bônus para a estrutura com ciclovia, bebedouros, banheiros, lanchonetes, sinalização, estacionamento e iluminação.
Correr em Juiz de Fora na Avenida Brasil
O percurso fica às margens do Rio Paraibuna, é plano e extenso, atendendo a moradores de vários pontos da cidade. Tem uma distância de 12 km, com marcações de 500 em 500 metros, e é mais uma opção para quem gosta de realizar caminhadas em lugares variados. Porém é importante ficar atento, pois há algumas deformações na via, como buracos e mato sem capina. Além disso, não há sombra nem banheiros ao longo do percurso. Indicado tanto para iniciantes quanto para corredores já acostumados a maiores distâncias.
Parque da Lajinha
Em meio à natureza, o Parque da Lajinha possui uma vista privilegiada. O percurso de terra batida ao redor do lago é curto (cerca de 1 km), plano e levemente irregular. Ou seja, um ótimo lugar para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Mas fique atento, pois após a adoção de algumas regras em virtude da pandemia de coronavírus, as visitas ao parque devem ser feitas em horários restritos. Atualmente entre terça-feira e domingo, de 8h ao meio-dia. O acesso é controlado na portaria e é obrigatório o uso de máscara. Os bebedouros estão liberados, mas, apenas com a utilização de garrafas ou copos próprios.
Via São Pedro (BR 440)
Percurso com alguns trechos fechados para o acesso de veículos e com ótima extensão para caminhadas mais longas com vista para a Represa de São Pedro. Cada volta completa no circuito da via totaliza cerca de 3,3 km e os treinos podem ser feitos com distâncias variadas, de acordo com cada corredor, seu condicionamento e objetivo. Entretanto, não tem muitas áreas de sombra, e o principal ponto de hidratação é a Água de Coco da Preta, onde também há banheiro.
Trilha da Aroeira para caminhar ou correr em Juiz de Fora
Localizada próxima ao Graal Juiz de Fora, às margens da BR-040, é uma opção para quem busca terrenos diversos em meio à natureza, com subidas, descidas, cascalho, terra batida. Para acessar a trilha existem dois caminhos, ambos no Bairro Novo Horizonte: um que começa na Rua das Árvores, quase esquina com a Rua das Samambaias, uma outra entrada pela Rua Prefeito Luiz Pena. A partir do estacionamento do Graal, é possível começar em terreno plano ou já com uma subida pra jogar a frequência cardíaca lá em cima. Em seguida, são várias opções de trilhas em meio à mata, com aclives e declives. Há riachos pelo caminho, além dos muitos trechos de “single track” (trilhas mais estreitas). A distância varia entre 8km e 30km. É uma boa opção pra quem gosta de desafio!