Vista para a piscina


Por Aletheia Westermann

11/10/2020 às 06h57- Atualizada 22/10/2020 às 18h22

Seja para proporcionar relaxamento, diversão ou prática de exercícios, ter uma piscina em casa ou no sítio, além de ser um convite ao encontro da família e amigos nos dias quentes, ainda valoriza o imóvel e dá um up sofisticado e moderno ao visual. Mas, na hora de decidir por uma, qual modelo optar?

As piscinas de alvenaria são as mais requisitadas, porém as de fibra de vidro ou as de vinil podem ser boas alternativas de acordo com a área, orçamento e o tempo disponíveis.

PUBLICIDADE

Alvenaria

Apesar de ter um custo superior aos demais tipos, as piscinas de alvenaria estrutural são versáteis em tamanhos, formas e acabamentos, além de profundidades irregulares. Há uma grande variedade de revestimentos: desde os tradicionais azulejos, pastilhas e porcelanatos, até as pedras e rochas. Por conta da alta resistência, podem duram mais de 30 anos, e permitem receber uma série de detalhes, tais como: spas, cascatas, bordas infinitas e iluminações automatizadas.

Uma das grandes novidades do momento são as piscinas de vidro. Em relação à estrutura, ela é bem semelhante a uma piscina convencional que tem base de concreto, impermeabilização, drenagem e estruturas apropriadas entretanto, ela se destaca por serem  feitas com chapas de vidro laminado com uma espessura maior, que pode aumentar de acordo com a profundidade da piscina e a largura de cada peça. Além disso, a chapa de vidro deve ser mais reforçada para suportar um peso elevado, a pressão da água, altura, peso e quantidade de pessoas que vão utilizar a piscina. Os vidros usados em piscina oferecem a mesma resistência e segurança que outros materiais utilizados nesse tipo de projeto, como o concreto e a alvenaria. Porém é importante o acompanhamento de uma empresa responsável por esse tipo de projeto. Uma maneira interessante de utilizá-la é quando há integração do espaço interno com o exterior, trazendo um ambiente iluminado e sofisticado.

Vinil e Fibra de vidro

O vinil é outro material bastante procurado para a construção de piscinas, pois, como as de alvenaria, permitem qualquer tamanho e forma. Fácil e rápido de instalar, está disponível em diversas estampas e acabamentos, e pode manter a cor por mais de 10 anos, se receber a devida manutenção visto que é sensível a excesso de cloro e a produtos químicos. Com a mesma praticidade, as de fibra de vidro também oferecem uma variedade de modelos e formatos que já saem prontos da fábrica, porém, é preciso ter atenção na maneira que ocorrerá o transporte da peça até o local. Estas piscinas são rápidas de instalar e possuem custo bem menor, se comparadas às de concreto armado e de alvenaria estrutural.

Independente dos formatos: com raias, mais estreitas, orgânicas, com degraus e “prainhas”, as bordas infinitas são um charme a mais em qualquer piscina pois oferece aos seus usuários uma sensação de amplitude garantida, já que a linha d’água parece não ter fim com a água transbordando em suas limitações. E se ela estiver no entorno de uma mata nativa, num visual panorâmico ou de frente para a imensidão do mar o resultado será ainda mais interessante. Soma-se a isso decks de madeira, plantas, um belo mobiliário de área externa e um bom projeto luminotécnico para valorizar – e muito – a estética das piscinas e trazer ainda mais charme à área de lazer depois que o sol se põe.

Cuidados

Entretanto, evite acidentes, principalmente com crianças. Equipamentos que aumentam a segurança em piscinas estão disponíveis no mercado e podem ser integrados a qualquer projeto e especificados pelos engenheiros hidráulicos. Além disso, as capas de proteção que cobrem toda a superfície da piscina, escadas com degraus duplos minimizando o risco de escorregões, e drenos com maior vazão que evitam o aprisionamento do corpo e entrelaçamento dos cabelos são itens indispensáveis para prazerosos dias de verão.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Visite nosso site  www.aletheia.com.br 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.