A decisão é sua
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.570 municípios. No dia 1º de janeiro de 2017, foi realizada, em todas as cidades brasileiras, a cerimônia de posse de prefeitos, vices e vereadores eleitos no pleito de outubro de 2016.
Os agentes políticos exercem o “poder” do mandato durante quatro anos. As ações do Executivo e do Legislativo em prol do bem da sociedade, a fiscalização dos gastos públicos e a criação de leis em benefício do povo deveriam ser funções primordiais dos políticos. Todavia a maior parte da população municipal não é favorecida com os projetos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, agropecuária, esporte, cultura…
Alguns representantes do povo honram suas funções, fazem trabalho sério que assiste os menos favorecidos economicamente. Porém, por outro lado, muitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se deixam ser levados por corrupção, omissão, incompetência, demagogia, alienação. Eles visam aos próprios interesses, de familiares e amigos.
Na maioria dos municípios brasileiros, sobretudo os pequenos, as Câmaras Municipais efetuam somente uma sessão ordinária por semana. Com o intuito de obter cargos para familiares e amigos, vários vereadores preferem acordos espúrios com prefeitos e grupos políticos a representar, legislar, fiscalizar as políticas públicas da cidade.
Há também gestões de muitos chefes do Executivo que aparecem nos gabinetes uma vez por semana, não tomam decisões… Deixam as prefeituras nas mãos de pessoas que não são representantes do povo como: cônjuge, filho, filha, genro, nora, neto, neta, amigo, amiga, sobrinho, sobrinha, chefe de gabinete. Bastantes vice-prefeitos passam todo mandato distante do prefeito e aguardam ansiosamente pelo quinto dia útil do mês.
Diante desta possível realidade, a conscientização do brasileiro é essencial na hora de votar. O eleitor deve refletir… No meio em que vivemos, a coletividade é mais relevante que a individualidade? O que a população deseja? O que eu acredito que as pessoas necessitam? As indagações devem estar na cabeça de cada votante no momento de concluir o voto.
Enfim, no dia 15 de novembro de 2020, a população brasileira terá oportunidade de eleger os que estão comprometidos com o progresso da cidade. Uma escolha equivocada pode significar uma decadência na qualidade de vida.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.