MDB recebe negativa do PSL por indicação de vice à PJF

Charlles Evangelista reafirmou compromisso firmado com o vereador Júlio Obama Jr.


Por Gabriel Ferreira Borges

16/09/2020 às 21h16- Atualizada 17/09/2020 às 19h17

jose-armando
MDB havia proposto ao PSL o nome do juiz aposentado José Armando da Silveira como vice da deputada Sheila Oliveira (Foto: Leonardo Costa/Arquivo TM)

Apesar de o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ter pleiteado o posto de candidato a vice-prefeito da deputada Sheila Oliveira, o Partido Social Liberal (PSL) manterá a escolha pelo vereador Júlio Obama Jr. (Podemos), aclamado em convenção partidária da própria legenda, como o vice de Sheila na corrida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O deputado federal Charlles Evangelista (PSL), também presidente estadual da sigla, voltou a reafirmar, nesta quarta-feira (16), à Tribuna, que Obama, de quem foi colega na Câmara Municipal de Juiz de Fora entre 2016 e 2018, estará na chapa majoritária ao lado da deputada estadual. O MDB havia proposto ao PSL o nome do juiz aposentado José Armando da Silveira como possível candidato.

LEIA MAIS: Apoio a Sheila Oliveira é autorizado pelo diretório do MDB

PUBLICIDADE

Ainda no início desta quarta, membros do diretório municipal do MDB já admitiam que as chances de emplacar o nome de José Armando da Silveira na composição encabeçada por Sheila eram pequenas. De acordo com o deputado Charlles Evangelista, o MDB seria formalmente comunicado da ratificação da candidatura de Obama pelo PSL ainda nesta quarta. “Não é um compromisso que fizemos com o Obama. Na verdade, é um compromisso com a cidade de Juiz de Fora. Achamos que ele vai agregar bem à candidatura da Sheila. O Obama é uma pessoa em quem a gente confia, que tem uma trajetória bacana. Ele foi vereador conosco (Charlles e Sheila) e defendeu as mesmas bandeiras que defendemos, como a violência contra a mulher, o combate à pedofilia e o combate às drogas.”

Apesar de o PSL ter optado por Júlio Obama Jr., o MDB manterá o apoio majoritário à candidatura de Sheila Oliveira, conforme o secretário-geral do MDB em Juiz de Fora, José Sóter de Figueirôa, também vice-presidente dos emedebistas em Minas. “Na realidade, não existia um impasse sobre o apoio majoritário do MDB ao PSL nas eleições. O apoio foi decidido em convenção por maioria absoluta. Isso já está devidamente registrado. Vamos apoiar a candidatura da Sheila na majoritária no Município de Juiz de Fora. O que havia era apenas uma proposta de a gente compor com eles indicando um prefeito. O PSL já tinha um compromisso selado com o Obama desde o ano passado e foi muito difícil demovê-los desse compromisso assumido anteriormente. Não era uma condição para o nosso apoio a eles. Não vamos deixar de apoiá-los.”

Desde 2008, o MDB encabeçou chapas majoritárias para a Prefeitura, com os ex-prefeitos Bruno Siqueira, em 2012 e 2016, e o ex-prefeito Tarcísio Delgado, em 2008, que fora eleito pela sigla ainda em 2000. Apenas em 2004, o MDB não teve o protagonismo na corrida pelo Executivo, quando indicou Juraci Scheffer para vice de Sebastião Helvécio (PDT). Helvécio, entretanto, não chegou ao segundo turno à época.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2020

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.