Para comemorar seu aniversário, aprenda a fazer um doce de damasco recheado

Confeiteira ensina a preparar uma receita fácil e prática para não passar a data em branco, confira


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

18/09/2020 às 07h00

A confeiteira Maria Cilda ensina a fazer doce de damasco recheado (Foto: Acervo Pessoal)

Durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as comemorações e visitas se tornaram escassas – ou quase nulas. Mas, mesmo com as dificuldades impostas, os aniversários seguem sendo comemorados dentro dos lares. Promover uma festa em casa, neste período, é um momento de alívio para os adultos e, muito mais, para as crianças. Em alguns casos, as chamadas de vídeos estão se fazendo presentes, e a comemoração é feita com os membros da família, tornando o momento mais alegre e especial.

A confeiteira Maria Cilda Alves Bêto Rocha trabalha no ramo da confeitaria há seis anos e, durante a quarentena, percebeu o crescimento nos pedidos para realização de festas “caseiras”. Momento oportuno para se reinventar e se readequar ao novo padrão. “Sentimos a princípio uma queda nos pedidos e alguns cancelamentos de encomendas. Mas, em um segundo momento, com as campanhas na internet ‘Não cancele, remarque’, as pessoas se voltaram para as comemorações mais intimistas e em casa, com bolos de tamanhos menores, e também em menores quantidades de outros produtos. Tem sido uma oportunidade de fazer coisas novas e continuar traduzindo amor em bolos e doces para os clientes que nos procuram”, conta.

PUBLICIDADE

Os doces e bolos sempre foram a paixão de Cilda, que produzia as receitas, amadoramente, nos aniversários dos próprios filhos. E, após se especializar em 2016, a profissão tomou conta da vida da confeiteira, que desde então participou de alguns cursos e se efetivou no ramo. “É uma profissão que me trouxe muito aprendizado e realizações durante essa trajetória. Trabalhar com todos os processos da confeitaria é muito gratificante e prazeroso, desde os preparos até as finalizações e o retorno dos clientes”, afirma.

Os docinhos tradicionais podem ser uma bela saída para comemorar a festa em casa. Por serem práticos e fáceis de fazer, qualquer um pode ir para cozinha e preparar a receita para algum aniversário. A profissional indica a receita de doce de damasco com recheio, que é gostosa e não demanda muito tempo. “O doce é bastante simples, e reúne a praticidade de executar e uma sofisticação com os damascos. Não tem segredos, e o sabor é delicioso. É importante lembrar que, para facilitar, deve-se primeiro rechear todos os damascos com brigadeiro, para depois banhar todos de uma vez, assim o chocolate não precisa ser reaquecido. Vale lembrar também que devem ser colocados em papel manteiga e na geladeira após banhados”, sugere Cilda.

Doce de damasco recheado (Foto: Acervo Pessoal)

Doce de damasco recheado

Por Maria Cilda Alves Bêto Rocha

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de leite em pó
30 unidades de damascos desidratados
200g de chocolate meio amargo

Preparo:

O conteúdo continua após o anúncio

Para o recheio de brigadeiro gourmet branco, em uma panela coloque o leite condensado e o leite em pó. Leve ao fogo brando, misturando sempre, até desprender do fundo da panela. Coloque em um recipiente e reserve até ficar em temperatura ambiente. Pegue os damascos secos e os abra ao meio, sem deixar que as metades se separem totalmente. Faça bolinhas com o brigadeiro e coloque dentro dos damascos, modelando-as. Após repetir o passo anterior para todos os damascos, pique o chocolate em partes iguais para que derreta de forma uniforme. Pode ser derretido em banho-maria ou levando ao micro-ondas, de 30 em 30 segundos, até ficar completamente derretido, mexendo bem em cada intervalo. Mergulhe metade dos docinhos no chocolate e coloque-os em uma superfície lisa com papel manteiga até secarem. Podem ser decorados com corante alimentício dourado ou confeitos de sua preferência sobre o chocolate.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.