Roupas e objetos que são a cara do folclore brasileiro

Camisas, canecas, sketchbooks e artesanato em geral para comemorar o Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

21/08/2020 às 07h00

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, com o objetivo de incentivar os estudos na área e fomentar a importância da cultura brasileira. A data serve para relembrar alguns elementos  como danças típicas, comidas e as tradicionais lendas. Por isso, aproveitamos para selecionar alguns produtores locais que possuem, em seu acervo objetos com essa temática e que podem ser usados para presentear alguém especial. Confira outros locais no Guia Delivery.

Chico Rei

Produtos da Chico Rei (Foto: Site/Reprodução)

Quem é de Juiz de Fora certamente já ouviu falar – ou até mesmo já comprou – na Chico Rei. A empresa está presente no segmento das camisas com estampas únicas e criativas, além de vários acessórios. O processo de criação é bastante interessante, e cada desenho leva um toque especial. A marca mineira ainda possui várias colaborações com artistas, e algumas parcerias são direcionadas para a doação a instituições públicas. Para comemorar o folclore brasileiro, a Chico Rei preparou algumas ilustrações especiais para a data, com representantes muito famosos do folclore brasileiro, como o Saci e o Curupira. As ilustrações também estão presentes nos sketchbooks, nas canecas e nos posters. Por serem feitas sob demanda, o processo demora alguns dias, mas a espera vale a pena! Para entregas em Juiz de Fora, o frete é grátis.

PUBLICIDADE

Instagram: @chicorei

Site: chicorei.com.br

Ateliê da Bica

Recursos pedagógicos do Ateliê da Bica (Foto: Acervo Pessoal)

O Ateliê da Bica produz artesanatos e trabalhos para recursos pedagógicos em EVA. Além de ajudar professores com a alfabetização, as artesãs recebem solicitações de pais. Durante a pandemia, os responsáveis podem, inclusive, aproveitar a oportunidade para potencializar os estudos em casa. Por ser um trabalho manual e produzidos sob encomenda,  demora entre 15 a 20 dias para ficar pronto. A criação varia entre cartazes com tabuadas, vogais, consoantes e muito mais. Você pode mandar sua ideia personalizada. Para celebrar a data do folclore, o Ateliê da Bica tem posters do curupira, mula-sem-cabeça, saci, cuca, lobisomem, entre outros. O material é educativo e feito com exclusividade. Aproveite!

Instagram: @ateliedabicajf 

Mundo Recortado

Quadrinhos personalizados do Mundo Recortado (Foto: Acervo Pessoal)

O Mundo Recortado é uma loja de quadrinhos personalizados,  presente em cinco pontos de Juiz de Fora: Marechal Shopping, Rua Marechal Deodoro, Galeria Bellini, Shopping Independência e  Shopping Jardim Norte. A empresa trabalha com quadros, molduras e ainda faz presentes personalizados. Os posters podem levar molduras feitas de acordo com a vontade do cliente. O prazo médio de entrega é de dez dias úteis. Para lembrar da data especial para a cultura brasileira, o Mundo Recortado possui em seu catálogo quadros que remetem a duas lendas do folclore nacional: o Saci-Pererê e a Iara.

WhatsApp:  (32) 98814-4470

Instagram: @mundorecortadooficial

Artesanato do Marcos

Artesanatos mineiros (Foto: Acervo Pessoal)

O artesanato também está presente no folclore brasileiro. Ele é lembrado em peças de barro, tecido, palha e madeira. O destaque vai para a produção de entalhes em madeira presentes em utensílios, instrumentos musicais e bonecos. Além de enfeitar a casa, esses objetos dão um ar mais colorido para o ambiente. O Marcos trabalha com uma artesã que produz vários produtos especiais, entre eles jogos americanos, porta-chaves, cabides, toalhas de mesa, tapetes para banheiro, bonecos de pano e outros. Para realizar as encomendas, basta entrar em contato pelo telefone e ele encaminha. Tudo com um jeitinho bem mineiro, como os produtos que remetem a um cantinho da roça! 

O conteúdo continua após o anúncio

WhatsApp: (32) 98460-2724

Facebook: /MarcosSilva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.