Natural e saudável: Cinco chás para fazer em casa

No frio ou no calor, bebida é bem-vinda e produz diversos efeitos, confira receitas


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

24/07/2020 às 07h00

Nutricionista, Renata Liguori fala sobre os benefícios de cada receita (Foto: Arquivo Pessoal)

O chá pode fazer parte da rotina de diversas formas, podendo ser consumido quente ou frio. À base de ervas e flores, a bebida é saudável e conquista pelo sabor. Segundo a nutricionista Renata Liguori, os maiores benefícios estão nas folhas secas ou desidratadas. “Usamos muito para pacientes que querem perder peso, além de ser uma forma de prevenção a diversas doenças, por terem ação anti-inflamatória e antioxidante, que protegem o organismo. Os benefícios dependem da erva que será utilizada, e pode ser ainda mais enriquecedor com frutas e alimentos termogênicos – que aumenta o metabolismo e a temperatura corporal, estimulando a perda de peso e dando mais energia para fazer exercícios físicos”, explica.

Cada receita tem um propósito diferente. Para obter os melhores efeitos, é preciso adequar o consumo aos horários certos. “Chás que ajudam a reduzir a gordura podem ser indicados para depois das refeições, para ajudar na absorção de carboidratos. Outros, os termogênicos, são indicados para antes do exercício físico. Chás com efeito relaxante podem ser tomados à noite para dormir melhor. Os chás podem ser usados também como substituição de sucos industrializados ou refrigerantes, que são mais calóricos”, indica.
Confira cinco dicas de chás que você pode fazer em casa.

PUBLICIDADE

Hibisco, com morangos e hortelã

Foto: Soo Chung/Unsplash

Diminui a retenção hídrica (tem ação diurética), rico em antioxidante, é vasodilatador e previne doenças cardiovasculares (efeito cardioprotetor que contribui para evitar o acúmulo de gordura), auxilia na perda de peso e ajuda a controlar a pressão arterial. Recomenda-se o consumo de até duas xícaras.

Como fazer: Ferva 200ml de água, desligue o fogo e adicione uma colher (chá) da flor de hibisco seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois coe e bata com 4 morangos e 2 folhas de hortelã. Acrescente gelo.

Maçã, canela e gengibre

Foto: Eiliv-Sonas/Unsplash

Por ser termogênico, ajuda no emagrecimento, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal. Também diminui náuseas, ajuda a diminuir a sensação de má digestão, previne úlceras e gastrite. Evite consumir mais de 3 gramas de gengibre por dia (risco para hipertensos).

Como fazer: Ferva 1 xícara e meia de água, desligue o fogo e coloque 1 maçã média com casca picada em cubos (sem sementes), 1 colher (chá) de gengibre em pó e ¼ de colher de chá de canela em pó. Abafe e deixe 5 minutos, coe e sirva.

Camomila

Foto: Carolyn V/Unsplash

Por ser um calmante natural, essa erva alivia o estresse, diminui a ansiedade e a hiperatividade. Também reduz os sintomas de gastrite e úlceras no estomago, ajuda no tratamento aos problemas de má digestão, reduz cólicas intestinais e gases, e diminui o inchaço.

Como fazer: Ferva 200 ml de água, adicione 1 colher (sobremesa) de camomila seca e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e consuma. Indicado até 3 xícaras de chá por dia. Para casos de insônia ou dificuldade para dormir, tomar à noite.

Verde

Foto: Arseniy Kapran/Unsplash

Rico em cafeína, esse chá auxilia na quebra de gorduras do corpo, traz saciedade, o que ajuda a comer menos e acelera o metabolismo – efeito termogênico. É também um antioxidante, reduz o colesterol e melhora o humor – aumentando a produção de dopamina e serotonina. Também otimiza a digestão, melhorando a atividade das bactérias boas do intestino. Recomenda-se o consumo de até 600 ml por dia. Esse chá pode ser encontrado em pó, saquinhos e em cápsulas, mas a maior concentração de nutrientes está nas folhas da erva
Camellia sinensis.

Como fazer: Aqueça 1,5 litro de água e não deixe ferver. Espere até formar as primeiras bolhas, acrescente 2 colheres de sopa das folhas da erva, desligue o fogo e deixe por 5 a 10 minutos abafando. Separe 5 a 6 limões Taiti, 2 colheres de sopa de mel, 5 folhas de couve-manteiga. Retire toda a parte branca do limão e retire o talo da couve. Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso, coe e consuma logo em seguida. Assim que preparar, não guarde.

O conteúdo continua após o anúncio

Cavalinha com limão

Foto: Stacy Barnes/Unsplash

Tem um potencial antioxidante que neutraliza os radicais livres e elimina o excesso de água no organismo. Também tem efeito anti-inflamatório, previne contra cálculos renais, auxilia no tratamento de fraturas e da osteoporose, além de efeito diurético.

Como fazer: Ferva 160ml de água e desligue o fogo. Insira 1 colher de sopa de cavalinha e a casca de 1 limão. Aguarde alguns minutos e está pronto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.