Polícia Civil apreende mais de 140 quilos de drogas na BR-040
Motorista do carro onde estavam os entorpecentes já era monitorado pela Delegacia de Muriaé e foi preso em flagrante por tráfico
Cerca de 140 quilos de drogas, entre tabletes de maconha e embalagens a vácuo, incluindo porções de haxixe, foram apreendidos em ação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta quarta-feira (1º), no trecho da BR-040 que corta Juiz de Fora. Os entorpecentes estavam no porta-malas de um carro, interceptado pelos policiais na rodovia. O motorista, 39 anos, já era monitorado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes e pela Agência de Inteligência da 4ª Delegacia Regional de Muriaé. Ele acabou preso em flagrante por tráfico e também é suspeito de abastecer o mercado ilegal em Juiz de Fora.
Segundo a polícia, o homem detido é morador de Muriaé e atuaria como uma espécie de freelancer. “Os levantamentos mostraram que o suspeito buscava as drogas em outros estados e distribuía o material em Muriaé. Ele era, na verdade, um mercenário que fornecia drogas, inclusive para grupos (de traficantes) rivais. Era um dos responsáveis por disseminar grande parte da droga consumida em Muriaé”, informou o delegado responsável pelas investigações, Tayrony Espíndola.
Os levantamentos para desarticular o esquema de tráfico foram iniciados há cerca de três meses. “Desde a noite anterior nós já estávamos em Juiz de Fora buscando informações acerca do paradeiro desse indivíduo e, hoje pela manhã, montamos a operação, com as equipes em pontos estratégicos da BR-040. Avistamos o veículo do suspeito, e ele foi abordado. Não resistiu e, durante a vistoria e varredura no veículo, encontramos uma grande quantidade, cerca de 140 quilos de maconha, que seriam distribuídos ainda hoje em Muriaé. Estamos apurando que parte dessa droga poderia alimentar também o mercado em Juiz de Fora”, completou o delegado.
A polícia estima que a apreensão tenha causado um prejuízo ao tráfico de drogas no valor de R$ 100 mil. Tayrony destacou que a ação mobilizou mais de dez policiais divididos em equipes, que monitoraram os passos do suspeito desde Muriaé, quando ele teria saído para buscar a droga. “Foi um trabalho investigativo de excelência. Policiais passaram a noite em claro buscando informações sobre o paradeiro desse suspeito, para lograr êxito nessa captura e dar um golpe significativo no tráfico de drogas, não apenas em Muriaé, mas também em Juiz de Fora.”
O suspeito foi encaminhado ao plantão da 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora, onde foi autuado por tráfico de drogas. Durante coletiva de imprensa, o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, enfatizou a importância do trabalho de investigação realizado pela Delegacia Regional de Muriaé. “Nossa polícia está trabalhando, diuturnamente, sem hora e sem fronteiras”, finalizou.
Operação Barrilete Cósmico
De acordo com a Polícia Civil, a operação de combate ao tráfico de drogas desta quarta-feira foi batizada de Barrilete Cósmico em alusão a um dos apelidos dados pela imprensa internacional ao jogador de futebol Diego Maradona.