Banda 3Dias realiza live no YouTube com participações especiais

Trio vai apresentar versões ‘desconstruídas’ e acústicas de seu repertório nesta sexta-feira, 2


Por Júlio Black

25/06/2020 às 19h15- Atualizada 25/06/2020 às 19h34

Vai ser tudo em família – e com a força de alguns amigos. A banda juiz-forana 3Dias realiza nesta sexta-feira (26), às 20h, em seu canal no YouTube, a primeira live do trio em tempos de pandemia. Com o título “3Dias de perto”, a apresentação deve ter mais de duas horas de duração e cerca de 35 músicas, a maioria autorais. A live terá ainda as participações especiais de Emmerson Nogueira e Nathan Itaborahy, gravada previamente direto do estúdio de Emmerson em São João Nepomuceno.

Segundo um dos irmãos da banda, Nelson Dias, a live será transmitida do Salvaterra Alto dos Passos (“nossa segunda casa, afinal estamos lá todos os dias, e a casa é linda”), mas com todos os cuidados necessários neste momento. Além da banda, apenas Júnior Detone operando o vídeo, e Aldo Torres, o áudio. “Aldo e Júnior estarão paramentados com máscaras, álcool em gel também não faltará – e líquido também, apesar de não bebermos durante as músicas. Mas depois será inevitável (risos).”

PUBLICIDADE

A preocupação com a saúde, aliás, é tema presente para os irmãos, mesmo que se encontrem com frequência. “Somos super medrosos. Arthur tem crianças em casa, Álvaro é asmático. Mesmo no Salvaterra, estamos sempre de máscaras, nada de bater perna pelas ruas. Estamos sem ver nossa mãe e avós desde que tudo começou. Passamos até o aniversário da nossa mãe de longe, só nas chamadas de vídeo. É preciso levar as coisas a sério. Essa história aí não é brincadeira, e me parece longe de acabar.”

Banda 3Dias terá no show com participações especiais de Emmerson Nogueira e Ricardo Itaborahy (Foto: Kempton Vianna/ Divulgação)

Sobre o repertório, Nelson Dias adianta que eles aproveitaram o formato acústico da live (“nada de guitarras”) para “desconstruir” tudo o que foi gravado pela banda até agora. “Todas serão tocadas com arranjos inéditos, trocando instrumentos. Elas ficaram bem menos convencionais. As músicas originalmente têm bateria, sintetizadores, desta vez faremos quase sempre com dois violões e baixo acústico, mas com algumas variações, como violão, baixo e teclado, ou somente dois violões. Enfim, deixamos tudo um tanto minimalista (risos).”

“Mas fugimos do formato, de toda essa ‘estética’ da live, QR Code, abraços para amigos, ‘quem está on-line?’ Nada disso”, destaca. “Vamos fazer um som, e a ideia é que quem estiver assistindo pegue um banquinho e sente-se para curtir com a gente. Queremos aproveitar a audiência de uma live (pela questão das notificações para nossa base de fãs), mas apresentar um formato talvez menos festivo, mas muito mais original do nosso trabalho autoral. As músicas foram rearranjadas. Encaramos como uma espécie de ‘Acústico MTV’ no sentido de refazer tudo mesmo.”

Nelson reforça que um dos objetivos é fugir do formato “roda de viola”, então ensaiaram a fim de buscar a melhor forma de fazer as canções funcionarem nesse formato. “Aí foi intuitivo desacelerar as músicas, fazer com que ficassem mais intimistas, o que fez com que redescobríssemos muitas coisas nas nossas músicas.”

Donos do canal

A live desta sexta-feira ainda tem um motivo a mais de comemoração para a 3Dias. A banda conseguiu retomar recentemente seu canal no YouTube. “Ele não estava sob nosso controle, ainda estava com a gravadora (Sony Music). Nesse período de pandemia, quisemos postar vídeos lá e não conseguimos, iniciamos a saga para retomá-lo”, conta, acrescentando que esta foi apenas uma das batalhas travados pelo trio.

“Estamos duplicados em todas as plataformas digitais porque eles simplesmente se recusam a apagar o perfil antigo. Sempre que tentamos subir o álbum de estreia no perfil novo (3Dias), ele é barrado por direitos autorais, mesmo todas as músicas sendo de nossa autoria. Vamos tentar explicar essa situação inexplicável amanhã (hoje), mas tocaremos dez das 12 músicas do álbum na live.”

Com o contrato com a Sony já encerrado, eles buscam uma solução amigável. “Conseguimos com o YouTube, e agora ele é nosso xodó. A ideia é produzir conteúdo exclusivo toda semana, música, gastronomia, entrevistas com amigos músicos… Vamos abraçar o canal.”

Isolados, mas em processo de composição

Assim como tantos artistas, a 3Dias está parada com a agenda de shows e gravação de novas músicas, o que não quer dizer, entretanto, que não está compondo. “Se tem um saldo positivo pra gente neste ano surreal é a nossa reaproximação com os instrumentos, as composições… Não me lembro de tocar tanto violão na minha vida adulta. Estamos com muitas músicas novas, ideias de gravações para o YouTube, porque entrar em estúdio agora é meio complicado, a gente tem medo. O nosso produtor, Nando Costa, está em Los Angeles, impensável trazê-lo agora. Mas dá para fazer alguns registros em vídeo em ambientes abertos, no mato mesmo, até das canções inéditas.”

O conteúdo continua após o anúncio

Sobre as novas músicas, ele adianta que elas não são temáticas, ainda que influenciam o processo de composição. “Eu tenho uma mistura de raiva e nojo dessas polêmicas, e por isso faço questão de não trazer isso para minha música. A influência veio de outra forma: essa reflexão que imagino que todos têm feito sobre o que realmente importa na nossa vida, as coisas que são de fato essenciais. Mais especificamente as pessoas que são essenciais, e isso está impregnado nas novas músicas.”

Live 3Dias
Nesta sexta-feira (26), às 20h. Acesse youtube.com/3dias

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.