Onze20 lança clipe de “Razão pra existir” com cenas de bastidor e convívio em família

Como um road movie, clipe que vai ao ar nesta quinta, 30, após live no YouTube, exibe rotina de shows e intimidade dos integrantes da banda juiz-forana


Por Mauro Morais

30/04/2020 às 06h55

Como um road movie, clipe traz imagens de shows da banda em diferentes locais, das praias aos grandes festivais. (Foto: Reprodução)

Nos últimos seis anos, foram poucos os fins de semana de descanso. Em quase todos, Vitin, Marlos Vinicius, Fábio Mendes, Fábio Barroso, Chris Baumgratz e Athos Santos estavam longe de casa. Integrantes da banda Onze20, eles estavam na estrada, que desde o início da pandemia do Covid-19 não cruzam mais. “Parar de repente acaba sendo um susto”, diz o guitarrista Fábio Barroso. “Nosso setor foi o primeiro a parar e provavelmente será o último a voltar”, avalia.

A rotina atribulada, cheia de destinos, palcos e gentes, está registrada no videoclipe da música “Razão pra existir”, que a banda juiz-forana lança nesta quinta, 30, após live em seu canal no YouTube (www.youtube.com/onze20), às 19h. Também presente no vídeo, o prazer de chegar em casa, mote da canção. “Pode não ter hora, mas eu vou voltar pra casa”, canta Vitin, o vocalista. “Somos extremamente realizados pela oportunidade de conhecer tantos lugares e pessoas legais e estar sempre viajando tocando as músicas que a gente tanto gosta, mas, pelo menos para mim, nada se compara à sensação de paz e dever cumprido de quando chego em casa. É sempre muito bom”, conta Barroso, e logo acrescenta: “Mas chega quinta-feira e já estamos doidos pra viajar de novo.”

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Com direção do cineasta e escritor Pedro Carcereri, o clipe reúne imagens de diferentes shows, de apresentações intimistas na praia aos agigantados palcos de festival. As gravações começaram no quarto dia deste ano e terminaram no dia 7 de março, em casa, num dos últimos shows da banda, no Cultural Bar. “Fui com eles em várias situações e a edição, depois disso, me cativou muito. Fazer as imagens caberem dentro da música é sempre interessante. Foi um trabalho de edição árduo. Por ser um material documental, tinha muito tempo de conteúdo. Levei muitas horas para pegar as melhores imagens”, descreve o diretor sobre o trabalho aos moldes de um road movie. “Desde o primeiro momento, conversamos sobre realizar um doc de estrada. Gosto muito de ter a câmera e a estrada para decidir o que fazer.”

Filme que canta o prazer do retorno para a casa traz imagens de bastidores de shows e viagens.(Foto: Reprodução)

De Bieber a Marley

Não é uma coisa ou outra, mas uma coisa e outra. O Onze20, como suas plateias, é rock e reggae, e o que mais puder. “O público do Onze20 sempre foi muito abrangente o que nos deixa muito feliz, a final de contas nós mesmos da banda somos muito diferentes um do outro. No show do Onze20 você consegue ver facilmente alguém com a camisa do Justin Bieber e outra pessoa com a camisa do Bob Marley cantando enlouquecidamente a mesma música. Isso é muito legal”, pontua o guitarrista Fábio Barroso, dizendo curtir tanto as grandes quanto as pequenas apresentações. “Cada um tem sua magia.”

Exatamente essa magia que Pedro Carcereri perseguiu no novo clipe. “Celebrar o encontro neste momento de pandemia é interessante, porque vivemos uma situação nunca vista por muitas gerações. É um momento de ódio, negacionismos e uma tristeza que recrudesce a gente. Falar sobre humanidade, encontro, intimidade e fazer arte relembra a gente que somos humanos e ainda vemos e amamos o outro. Esse trabalho mostra como é bom estar junto, tocar junto”, avalia o cineasta .
Granuladas, as imagens de “Razão pra existir” assemelham-se às de câmeras analógicas. “O analógico tem a beleza de entender o processo do tempo de maneira diferente”, comenta Carcereri.

Fábio Barroso com o filho: produção revela intimidade dos integrantes, em casa ou em atividades para além da música. (Foto: Reprodução)

“Documentar relações humanas é muito da minha pesquisa que venho fazendo sobre representações do trabalho. Ver pessoas juntas e entender isso como o esplendor da humanidade, quando a gente se complementa, é o ponto que nos deixa mais humano”, explica o diretor, que como na música, narra no vídeo o retorno dos músicos para casa, para a conversa de bar, para a pelada, para o abraço no filho e o beijo na esposa. “Criar narrativa em cima de uma canção é seguir um roteiro, tem um ritmo, um tempo, tem que contrabalancear o corpo de uma pessoa com um acorde que é dado, o corte tem que conversar com a música”, aponta o cineasta.

Segundo Barroso, os registros íntimos – mas nem tanto – foram naturais. Estavam em casa, à vontade, despojados, como se caracteriza a banda e a forma como guia sua trajetória. “Acredito que lidamos de uma maneira bem tranquila (com a exposição), sem nos expor demais do jeito que o ‘mundo digital’ pede e ao mesmo tempo tendo a noção do que é ter uma banda em 2020 e o que o mercado musical exige de você”, analisa o guitarrista, revelando que, após o lançamento do clipe, e passada a pandemia, o Onze20 deve tirar do forno duas “grandes participações” e gravar um registro ao vivo da turnê do álbum “[C]Alma”. Vão cair na estrada, mas vão voltar para casa.

Clipe traz cenas gravadas no Cultural Bar, em Juiz de Fora, no último show da banda na cidade e um dos últimos antes da pandemia. (Foto: Reprodução)

 

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