Pílulas de poesia na internet para celebrar o Dia do Livro

Grupo Caravana de Histórias comemora com live e vídeo o Dia Mundial do Livro, celebrado nesta quinta-feira, 23


Por Mauro Morais

23/04/2020 às 17h48

Aprovado no edital “Ocupe!”, do Teatro Paschoal Carlos Magno, o grupo Caravana de Histórias se apresentaria no mais novo palco da cidade nesta quinta, 23. Com as portas do teatro fechadas, devido às medidas de isolamento social adotadas pela Prefeitura para conter o avanço da pandemia, a apresentação do espetáculo “Pedepoesia” deu lugar a um vídeo e a uma live com o grupo, às 19h30, na conta de Instagram do Caravana de Histórias (@caravanadehistorias).

Registro de uma das apresentações de “Pedepoesia”, última montagem do grupo e que seria realizada nesta quinta, 23, no  Teatro Paschoal Carlos Magno. (Foto: Divulgação)

Nomeado como projeto literário virtual “Pílulas poéticas”, o vídeo, que entrará no ar ao longo do dia, reúne gravações dos 15 integrantes recitando poemas ou trechos de músicas. Como um desafio, cada componente oferece a outro, sorteado previamente, uma palavra que deve constar no texto. Tudo feito com cada um em sua casa. “Mantemos contato durante esse período”, afirma o diretor do grupo Cristiano Fernandes, que inicia e conclui o vídeo. “ Já fizemos, entre nós, um monte de coisas, como leituras de textos, ensaios à distância, estudos e saraus virtuais em programas de videoconferência, que é, até, uma ideia que queremos abrir para o público”, conta.

PUBLICIDADE

A opção pelo dia 23 de abril para a apresentação e, agora, para os eventos virtuais, não é à toa. Neste data comemora-se o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Direito de Autor, o que tem estreita relação com a formação de contadores de histórias, cujos trabalhos louvam a literatura local e brasileira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.