15 plataformas com cursos gratuitos

Escolha o curso que combina com você e aproveite a quarentena para estudar


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

10/04/2020 às 07h05

Em tempo de quarentena, muitas instituições de ensino se sensibilizaram mundo afora e liberaram conteúdos gratuitos para que estudantes possam continuar aprendendo e profissionais possam se especializar. Ao mesmo tempo, esta é uma boa oportunidade para fazer cursos que já eram gratuitos, mas que você não tinha tempo para fazer. Por isso, a Tribuna preparou um superroteiro com dicas para você aproveitar.

Para quem sabe inglês

(Foto: Harward/Divulgação)

Quem nunca desejou estudar em alguma universidade renomada no exterior, mas não teve a oportunidade? Para quem tem uma boa noção de inglês, a famosa Harvard oferta cursos de programação, estudo de religiões, música, literatura, neurociência e muitos outros conteúdos. Já a Coursera reúne cursos de diversas universidades do mundo, como Princeton, Stanford, Yale, Universidade de Toronto e outras. Com conteúdos em inglês e português, há centenas de aulas em todas as áreas de conhecimento.

PUBLICIDADE

Para quem está sem aula ou quer aprender mais

(Foto: FGV/Divulgação)

Enquanto muitas escolas estão paralizadas por todo o país por causa da Covid-19, a plataforma Stoodi liberou temporariamente o acesso para que os alunos possam continuar a estudar. Um dos focos do site é a preparação para o Enem, com planejamento de estudos. Grandes instituições brasileiras de ensino superior também ofertam cursos gratuitos, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Para quem quer melhorar os negócios

(Foto: Google/Divulgação)

A XP Educação preparou um curso especial para entender como o novo coronavírus interferiu no mercado e de que forma os empresários podem atuar para reverter a situação. Enquanto isso, o Linkedin preparou 10 horas de conteúdo voltados para o trabalho remoto, com dicas de como ter foco, produtividade e colaboração. Já a plataforma do Google tem cursos sobre técnicas para fazer seu negócio bombar na Web. Por último, o Sebrae ensina sobre Gestão Financeira, Venda pela Internet, Marketing Digital e outros.

Para quem quer uma profissão ou técnicas novas

(Foto: Luiz Padovan/Divulgação)

A Belliz Company disponibiliza em seu site sete aulas voltados para cabeleireiros iniciantes, ensinando técnicas de corte, escovação, modelagem, penteados, tricologia e visagismo. Já a Eduk liberou cursos gratuitos durante a quarentena, com conteúdos voltados para beleza, artesanato, culinária e administração de negócios.

Para quem quer se profissionalizar com certificado

(Foto: Senai/Divulgação)

Com conteúdos voltados para diversas áreas de conhecimento, o Instituto Nacional de Ensino a Distância (Ginead) e o Instituto Êxito possuem dezenas de cursos on-line com certificado. O Senai também entrou no ritmo de quarentena e liberou 16 cursos, entre eles: Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico e Lógica de Programação.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.