Dom Bré, de Guarani, entre as melhores cachaças do país

Quarta edição do Ranking da Cúpula da Cachaça elege as 50 mais ‘marvadas’; Minas tem destaque no ranking


Por Neide Rigo AE

13/03/2020 às 07h00

No último fim de semana, a Cúpula da Cachaça se reuniu em Analândia, no interior de São Paulo, para degustar às cegas as 50 cachaças finalistas da 4ª edição do Ranking da Cúpula da Cachaça. Foram dois dias de degustação, nos quais os dez cúpulos – como são chamados os integrantes do grupo – provaram as cachaças, identificadas unicamente com um número aleatório, para avaliar os quesitos visuais, olfativos e gustativos das bebidas concorrentes. As cachaças foram apresentadas em dez baterias com cinco rótulos cada para os integrantes da Cúpula da Cachaça – grupo formado em 2013 por profissionais de diversas formações para desenvolver iniciativas pela sua valorização.

A votação começou pela internet, em setembro: qualquer pessoa podia indicar três rótulos. Mais de 970 cachaças atraíram pelo menos um voto dos devotos do destilado brasileiro. Dessa seleção, a Cúpula reduziu para 250. A lista foi enviada para 50 profissionais especializados que indicaram aquelas que, em sua visão, são as melhores e mais representativas, até chegar nas 50 que foram degustadas.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação

A novidade foi a divisão em três categorias: Inox; Armazenadas/Envelhecidas; e Premium/Extra Premium, seguindo as regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a denominação da bebida.

O ranking ganha mais importância no mercado a cada edição, tornando-se uma referência para consumidores, varejistas e produtores, que podem conferir a aceitação e seu produto. Neste ano, as grandes campeãs foram a Tiê Prata, na categoria Inox; a Leblon Signature Merlet, na categoria Armazenadas/Envelhecidas; e a Companheira Envelhecida 8 Anos, entre as Premium. A Cachaça Companheira também recebeu o título de Cachaça do Ano, por ter atingido a maior pontuação entre todas as 50 amostras (90,63 pontos). Confira os resultados abaixo.

CONHEÇA AS FAVORITAS

Categoria Premium/Extra Premium

1º Companheira Envelhecida 8 Anos – Jandaia do Sul/PR (90,63 pontos)

2º Caraçuipe Extra Premium – Campo Grande/AL (90,09 pontos)

3º Sapucaia 18 Anos – Pirassununga/SP (85,47 pontos)

4º Dom Bré Extra Premium Carvalho – Guarani/MG (85,07 pontos)

5º Casa Bucco Extra Premium – Bento Gonçalves/RS (82,80 pontos)

Categoria Envelhecida

1º Leblon Signature Merlet – Patos de Minas/MG (85,74 pontos)

2º Middas Reserva dos Proprietários – Adamantina/SP (84,46 pontos)

3º Do Anjo – Santa Rita de Caldas/MG (83,28 pontos)

4º Canarinha – Salinas/MG (83,25 pontos)

O conteúdo continua após o anúncio

5º Mineiriana Envelhecida Carvalho – Itabira/MG (82,34 pontos)

Categoria Inox

1º Tiê Prata – Aiuruoca/MG (72,74 pontos)

2º Bem Me Quer Prata – Pitangui/MG (69,89 pontos)

3º Sanhaçu Origem – Chã Grande/PE (69,33 pontos)

4º Colombina Cristal – Alvinópolis/MG (69,21 pontos)

5º Século XVIII (Rótulo Azul) – Cel. Xavier Chaves/MG (68,79 pontos)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.