Polícias alertam para condições das estradas da região

Com o carnaval, tráfego aumenta, e cuidados devem ser redobrados; confira trechos em que há buracos ou outros problemas


Por Sandra Zanella

21/02/2020 às 07h00- Atualizada 22/02/2020 às 13h57

Se as condições das rodovias que cortam a região de Juiz de Fora já eram consideradas ruins antes do período chuvoso, os motoristas que pretendem viajar no carnaval devem se preparar. Além dos cuidados tradicionais, sobretudo nas vias de pistas simples e sem acostamentos, quem for pegar estrada deve ficar atento às centenas de buracos que se espalham pelas pistas, alguns, inclusive, em cabeceiras de pontes, como no trecho da BR-267 entre Juiz de Fora e Bicas. Outro destaque são os possíveis desvios na malha estadual, devido às crateras abertas durante as intensas precipitações desde o início do ano, como no km 66 da MG-353 (Coronel Pacheco). Embora o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) tenha trabalhado em obras de caráter emergencial para recompor segmentos, muitas vezes em parcerias com prefeituras, a maior parte resultou na construção de passagens provisórias, e não em soluções definitivas. Um exemplo é o km 21 da MG-133, reaberto ao tráfego na última quarta.

Na MG-133, trânsito foi desviado para um acesso alternativo, liberado nesta semana, em razão da cratera que se abriu no km 21; segundo a PMR, outros pontos na mesma pista precisam de atenção (Foto: Fernando Priamo)

De olho nesses problemas, as polícias rodoviárias Federal e Estadual iniciaram a Operação Carnaval na sexta-feira (21), com término previsto para o fim da noite da Quarta-Feira de Cinzas (26). Para evitar transtornos e curtir a folia, a dica é dirigir à luz do dia e tentar escapar dos momentos de chuva. Além, é claro, de respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, não ultrapassar em faixa contínua e, sob hipótese alguma, dirigir alcoolizado. Vale lembrar que o uso dos faróis baixos acesos, mesmo durante o dia, é obrigatório em rodovias. “Enquanto o senso comum associa este feriado a alegria e comemoração, a experiência da PRF mostra que os dias de folia são marcados por excessos ao volante e violência nas estradas”, afirmou a instituição. “Por isso, haverá um esquema especial de fiscalização e policiamento nas principais rodovias federais.” A PRF espera repetir o bom resultado de 2019, marcado pelo carnaval com menos mortes na última década em Minas, dando ênfase no combate à embriaguez, com uso de 300 etilômetros no estado.

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Rodovias estaduais

Entre os destinos mais procurados pelos foliões estão os municípios do interior da Zona da Mata mineira, mas as condições das estradas estaduais não estão nada favoráveis, como confirma o comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Rodoviária (PMR), tenente Júlio César de Almeida. “Todas as rodovias têm buracos. Por isso, deve-se redobrar a atenção e dar preferência a viajar de dia e, se possível, evitar os momentos de chuva, mais à tarde. A velocidade também é muito impactante no que diz respeito a acidentes, com buraco ou sem buraco”, enfatizou o policial, destacando a possibilidade de queda de barreiras e o perigo dos trechos sem acostamento.

Nesta sexta, a 4ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária, responsável por uma malha viária que se estende por 84 municípios mineiros, realiza uma de suas blitze educativas, das 9h às 11h, no entroncamento da MG-353 com a AMG-3085. A iniciativa conta com parceria com diversos órgãos, como Samu (Cisdeste) e Corpo de Bombeiros.

Para coibir abusos, a PMR vai atuar com bafômetros e um leitor automático de placas que fornece informações em tempo real sobre licenciamento e situação do veículo, como se o mesmo é furtado ou roubado. “Vamos aumentar o patrulhamento e o número de operações preventivas e repressivas”, acrescentou o comandante do 1º Pelotão.

Lei Seca

Ele adiantou alguns pontos onde as operações Lei Seca serão reforçadas. Um deles é o trecho da BR-267 entre a BR-040 e o Bairro Santa Lúcia, próximo ao 27º Batalhão da PM, na Zona Norte de Juiz de Fora. Outro, vai do trevo do Bairro Retiro, Zona Sudeste, até a antiga Estrada União e Indústria, a LMG-874. “O problema nesta rodovia está sendo mais o mato encobrindo as placas do que buracos ou barreiras. E vamos aumentar a fiscalização devido ao carnaval em Matias Barbosa”, acrescentou. Blitze também estão previstas no trajeto para a cachoeira de Chácara, na AMG-3050.

LMG-871

Muito visitado durante todo o ano e também neste período por quem está em busca de tranquilidade, o distrito de Conceição de Ibitipoca chegou a sofrer com as condições do acesso em decorrência das fortes chuvas, mas a Prefeitura de Lima Duarte garantiu obras de melhoria na LMG-871. “Até o início do carnaval as estradas estarão transitáveis”, disse a administração, por meio de comunicado nas redes sociais.

MG-353 e AMG-3085

A MG-353, que liga Juiz de Fora a Coronel Pacheco, está com o trânsito interrompido desde 5 de fevereiro, devido à cratera aberta no km 66. Por isso, o motorista deve optar pela AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353, para conseguir concluir o trajeto entre as duas cidades. Conforme a assessoria do DER, técnicos ainda estudam o trabalho mais adequado para a reconstrução da pista.

Enquanto isso, quem sofre é a população, já que as condições da AMG-3085 também são caóticas, como já foi mostrado em reportagem da Tribuna, sobretudo após receber o fluxo devido à mudança no tráfego. O representante de vendas de Juiz de Fora, Luiz Fernando da Silva, 37 anos, está revoltado com a nova rota alternativa. “Não tem condições de andar naquela pista, os buracos estão horríveis. Sem falar no próprio acesso, que é só pela BR-040 e também está todo esburacado. Está um perigo, já estourei dois pneus do carro naquela rodovia.” Ele acredita que a degradação só deve piorar com a chegada do carnaval, quando o fluxo é mais intenso. “Se for desviar de um buraco, pode ter colisão. Algumas crateras estão com até 30cm de profundidade.”

Para concluir trajeto entre JF e Coronel Pacheco, motoristas devem optar pela AMG-3085, já que a MG-353 (foto) está interditada no km 66 desde o dia 5; não há previsão para reconstrução do trecho (Foto: Fernando Priamo)

Apesar de ter sido construída para ligar a BR-040 ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a AMG-3085 não recebeu a manutenção necessária. Um deslizamento de terra que começou a invadir o acostamento no km 14 já ocupa uma pista sentido Coronel Pacheco/JF, logo após o trevo de acesso naquele sentido. No mesmo local da barreira, um capotamento foi registrado pela PMR na tarde da última quarta-feira. “A AMG-3085 está terrível”, reforçou o tenente Almeida. “O DER mandou equipe de tapa-buracos. Estão mexendo em ação emergencial às vésperas do carnaval para tentar melhorar, inclusive no km 1, onde a pista afundou, um pouco à frente do quebra-molas (perto do entroncamento com a BR-040)”, informou o policial.

MG-133

Embora o tráfego na MG-133, entre Coronel Pacheco e Tabuleiro, tenha sido reaberto na última quarta, a passagem é precária, já que apenas uma variante foi construída pelo DER, ao lado do ponto onde uma cratera foi aberta na pista, na altura do km 21. O local permite apenas a passagem de um veículo por vez, com segurança. “Terminaram as obras na terça, e não liberamos naquele dia, nem o DER. Mas retiraram os cones, e caminhões pesados estavam atolando”, comentou o tenente Almeida, acrescentando que a PMR não tem condições de monitorar o ponto 24 horas por dia. Ele acrescentou que o km 23 também está cedendo. “Comunicamos ao DER, mas a preocupação era mínima, porque estava sem trânsito.” Segundo o DER, o tráfego no km 23,3 está em meia pista e sinalizado desde quinta.

A erosão no km 21 aconteceu no dia 29 de janeiro durante forte chuva, engolindo dois caminhões e dois carros. Uma mulher, 37, morreu e seis pessoas ficaram feridas. A demora na construção de um acesso alternativo levou prefeitos e vereadores da região a se reunirem com representantes do departamento no último dia 12 para cobrarem agilidade. Na ocasião, segundo a assessoria, foi exposto pelo órgão que a conclusão do desvio dependia das condições climáticas. Já a reconstrução da estrada em seu traçado original ainda vai demorar, pois precisa de clima ainda mais favorável, conforme o DER. Outros pontos da MG-133 também apresentam buracos ou queda de barreiras. Quem segue de Ubá para Juiz de Fora e não deseja passar pelo trecho problemático deve pegar a MG-285 até Piraúba e seguir na MG-353 até Coronel Pacheco, de onde também é necessário fazer o desvio pela AMG-3085, devido à cratera no km 66.

MG-126

As péssimas condições da rodovia MG-126 foram amenizadas pela própria Prefeitura de Mar de Espanha, município a 60 quilômetros de Juiz de Fora, que iniciou no dia 14, com recursos próprios, um trabalho de recuperação dos 22 quilômetros da estrada, que liga a cidade a Bicas. Os dois locais também são muito procurados no carnaval, e a administração de Mar de Espanha já havia contabilizado mais de 480 buracos nesse pequeno trecho da via estadual, também sob responsabilidade do DER. A obra foi orçada em cerca de R$ 50 mil. “Agora nossa preocupação é com a velocidade, porque acabaram de tapar os buracos na MG-126 e na terça já tivemos acidente lá”, disparou o tenente Almeida.

CMG-356

A CMG-356, que liga os municípios de Coimbra e Ervália, foi interditada no início de janeiro, quando uma cratera se abriu na via, na manhã do dia 2, em decorrência de fortes chuvas. Um carro chegou a cair no buraco, mas ninguém ficou ferido. Segundo o DER, devido ao rompimento de bueiros na estrada, foram construídas variantes nos kms 201,9 e 203,5, liberando o tráfego desde o dia 27 de janeiro. Os pontos estão sinalizados, mas não há previsão para a recuperação definitiva da rodovia.

Outras estradas

Conforme o DER, na MG-452, o trânsito está em meia pista no km 25,7, entre Oliveira Fortes e a BR-040, e no km 14, entre Paiva e Oliveira Fortes. O mesmo acontece no km 22 da MG-447, entre a BR-120 (Visconde do Rio Branco) e Guiricema, e também no km 654 da CMG-120, entre Coimbra e Visconde do Rio Branco. Tráfego em meia pista, ainda, nos kms 30 e 33 da MG-457, entre Bom Jardim de Minas e Santa Rita do Jacutinga, onde houve queda de barreira. A situação de outras rodovias pode ser consultada no site do DER.

Buracos podem surgir também nas BRs

Neste carnaval, a PRF vai dar prosseguimento à operação Rodovida, iniciada em em 20 de dezembro, antes do Natal, e com término no dia 1º de março, o primeiro domingo pós festa de Momo. “Entre os objetivos da operação, que visa, sobretudo, a preservar vidas, estão a fiscalização de alguns itens considerados mais importantes pela PRF: consumo de bebida alcoólica, utilização de celular ao volante, ultrapassagens indevidas, uso do cinto de segurança e a fiscalização de motocicletas, visando ao uso de capacetes e de outros equipamentos obrigatórios”, informou o policial rodoviário Leonardo Facio.

A 5ª Delegacia da PRF (Juiz de Fora) atua na BR-267 entre o km 61 (Bicas) e o km 212 (Bom Jardim de Minas). Já na BR-040, a responsabilidade vai do km 828 (Simão Pereira) ao km 592 (Ouro Preto). Sobre a situação das rodovias que cortam a região, Facio disse que a PRF tem observado o surgimento de alguns buracos neste período chuvoso mesmo na privatizada BR-040, tanto no trecho administrado pela Concer, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, quanto no sentido oposto, até Belo Horizonte, gerido pela Via 040. “Pelo fato de serem rodovias concedidas, temos a vantagem de que, quase na totalidade, assim que surgem os buracos, são consertados pelas concessionárias. Mas se chover, pode ser que abra algum novo, então a dica é para que os condutores trafeguem com atenção redobrada, velocidade reduzida e bastante cautela. Esse cuidado serve ainda mais para a BR-267, principalmente no trecho entre Juiz de Fora e Bicas.”

Já em relação à BR-267 sentido Bom Jardim de Minas, passando por Lima Duarte, a situação é mais tranquila, conforme Facio. “Não tem surgido muitos buracos, não tem grandes preocupações, valendo as dicas de muita prudência e cuidado com as ultrapassagens indevidas.”

Ainda de acordo com o policial rodoviário, quem for fazer viagens mais longas, como em direção aos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ou até mesmo da Bahia, deve fazer uma programação prévia, estabelecendo horários e locais de parada. “Procure verificar os pneus, limpadores de para-brisa e sistema de iluminação. Verifique também a documentação e evite viajar com sono, para fazer uma viagem bem tranquila.” O mesmo vale para quem for fazer trajetos mais curtos, para cidades do interior de Minas, muito procuradas por foliões. “Principalmente aqueles que forem fazer a ida e volta no mesmo dia, não devem fazer consumo de bebida alcoólica e devem evitar dirigir à noite e sob chuvas intensas.”

BR-267

Situação crítica será encontrada por quem precisa viajar pela BR-267, entre Juiz de Fora e Bicas. O trecho da rodovia federal sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já estava completamente esburacado há três meses, quando a Tribuna percorreu a estrada, contabilizando 315 depressões no segmento entre os dois municípios, de apenas 30 quilômetros. Com as chuvas e a falta de reparos, no entanto, o problema tornou-se imensurável, conforme o relato de usuários. Além de possíveis prejuízos, como pneus furados, rodas e suspensões danificadas, a situação atrasa as viagens e aumenta o risco de acidentes, já que muitos condutores invadem a contramão para desviar das cavidades. O perigo na 267 é acrescido pelo tráfego constante de caminhões e carretas, já que a 267 faz ligação com as BRs 116 (Rio-Bahia) e 040, além de ser o principal acesso para vários municípios da região polarizada por Juiz de Fora. Até Bicas, a pista é simples, quase não possui acostamento e pontos onde a ultrapassagem é permitida.

Nesta quinta-feira (20), às vésperas do feriado prolongado, o mecânico industrial Guilherme Luiz Mazine Ribeiro, 37, demorou quase o dobro do tempo para viajar a trabalho de Juiz de Fora a Mar de Espanha, passando pelo caótico trecho da 267 até Bicas e pela MG-126, que está recebendo ação urgente de tapa-buracos executada pela Prefeitura. “A viagem dura em média uma hora até o destino final, mas com a quantidade de buracos está demorando uma hora e 50 minutos”, contou o usuário, com a experiência de quem precisa cruzar a distância duas vezes por semana. “Teve trecho em que a velocidade era de 30km/h. Para desviar dos buracos, caminhões e ônibus acabam vindo na contramão de direção, assustando os condutores na pista contrária, podendo, por muitas vezes, acontecer um grave acidente”, observou.

Questionado pela Tribuna, o Dnit informou, por meio de sua assessoria, que houve problemas de desempenho da empresa contratada para manutenção da 267 entre Juiz de Fora e Bicas. “A empresa foi acionada pelo Dnit e vai devolver a trafegabilidade ao trecho. O processo de licitação já está em andamento, e uma nova empresa será contratada.” No entanto, nenhuma melhoria está prevista para antes do carnaval.

BR-116

Segundo a PRF de Leopoldina, que atende a BR-267 desde Bicas (km 61 ao 8) e a BR-116, de Além Paraíba a Laranjal (km 817 ao km 734), os motoristas devem ter mais cuidado na 267. “A BR-116 está em melhores condições. É importante programar a viagem. Verificar as condições do veículo, trafegar com cuidado e sem pressa”, orientou o policial rodoviário Daniel Colen.

Conforme o Dnit, mais adiante na BR-116, a atenção deve estar voltada para o km 657,3, próximo a Fervedouro, onde houve uma erosão. O local está sinalizado, e o tráfego ocorre em meia pista, no sistema pare/siga. Já no km 680,6, entre Muriaé e Miradouro, houve deslizamento, e o trânsito funciona nos dois sentidos, orientado com cones.

Em caso de chuva durante a viagem, a recomendação é diminuir a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo que segue à frente.

Movimento na 040

Na BR-040, a expectativa é de que o trecho de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro receba 285 mil veículos durante a Operação Carnaval. Ainda segundo a Concer, que administra a rodovia, os momentos de pico estão previstos para sexta, das 15h às 20h, e Quarta de Cinzas, a partir das 14h. Há restrição ao tráfego de caminhões e carretas com três eixos ou mais na pista de subida da Serra de Petrópolis, entre sexta e segunda, das 16h às 22h, e no sábado, das 8h às 14h. Por isso, a concessionária alerta ao usuário evitar trafegar pelo trecho após o término da restrição, porque neste período muitos veículos de carga sobem a serra ao mesmo tempo, causando lentidão. Por medida de segurança, a PRF também restringiu a passagem de bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras carregadas e veículos com cargas excedentes, somente em rodovias federais de pista simples, em alguns dias do feriado: sexta, das 16h às 22h; sábado, das 6h ao meio-dia; terça, das 16h às 22h; e quarta, das 6h às 12h.

Já entre Juiz de Fora e Brasília, a Via 040 estima que 623 mil veículos vão cruzar os 936,8 quilômetros da estrada durante o feriadão, representando um aumento de 12% em relação aos dias normais. O tráfego mais intenso deve acontecer a partir da tarde desta sexta até às 14h de sábado. Já no retorno, o movimento maior é previsto para as tardes de terça e da Quarta-feira de Cinzas. Dezoito painéis eletrônicos instalados ao longo do trecho vão informar as condições da pista, do trânsito e o tempo estimado de viagem entre as principais cidades interligadas pela rodovia. Para garantir a fluidez, a Via-040 não fará obras que necessitem de interdição de faixa nos dias de maior movimento. No entanto, devido às recentes chuvas, alguns pontos da 040 estão com obras de contenção de encostas, principalmente entre Santos Dumont e Belo Horizonte (MG). Segundo a última atualização, os quilômetros que apresentam interdições de acostamento ou de faixa até a capital mineira são: 747,5 e 742,5 (Santos Dumont); 655,5 (Cristiano Otoni); 596,6 (Ouro Preto); 589,7; 580; 579,1; 579,8 e 578,5 (Itabirito) e os kms 547,2 e 546 (Nova Lima). Os motoristas podem consultar os pontos e as alterações de tráfego também no mapa digital no site da concessionária (http://via040.com.br/).

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