Cemig orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante enchentes

Empresa divulgou orientações para ocasiões em que rede elétrica e inundações estejam relacionadas


Por Tribuna

02/02/2020 às 07h00

Por conta das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias, muitas cidades estão sendo afetadas pelas enchentes, inclusive na Zona da Mata. Nessas condições, a população precisa redobrar os cuidados com a rede elétrica, para evitar acidentes, choques ou perdas dos equipamentos. Por isso, a Cemig divulgou uma série de orientações de segurança para ocasiões em que rede elétrica e inundações estejam relacionadas.

Uma das orientações é não se aproximar ou tocar em fios partidos. A recomendação é que, caso o consumidor verifique que há um cabeamento danificado, ele deve telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia, visto que somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica.

PUBLICIDADE

Caso o morador precise deixar sua casa por causa das enchentes, é importante que os disjuntores sejam desligados e os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas. Para evitar danos maiores aos equipamentos, é aconselhável ainda que eles sejam depositados em locais mais altos, pois, assim, se evita que a água atinja os circuitos internos dos aparelhos.

Depois que as águas baixarem, ao retornar para a residência que foi alagada, os moradores precisam verificar se a energia está, de fato, desligada. De acordo com a companhia, antes de ligar a energia, é fundamental realizar uma vistoria nas instalações elétricas, já que a água pode entrar na tubulação elétrica. A recomendação é que um eletricista experiente seja o responsável pela vistoria, tanto nas instalações como nos equipamentos.

Riscos dentro do carro

Outro possível cenário de acidente é quando um fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do carro devem permanecer dentro dele até a chegada da Cemig, para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança. Além disso, o veículo só deve ser abandonado em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e/ou do Corpo de Bombeiros.

A atenção também deve ser redobrada em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.

Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

* Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger das inundações;
* Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou os pés úmidos;
* Jamais tente desligar ou religar energia da rede elétrica da Cemig por conta própria;
* Não tente carregar aparelhos móveis como celulares e tablets em locais úmidos;
* Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que o mesmo não esteja conectado na tomada;
* Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico;
* Tampas de caixas d’água, telhas e quaisquer outros materiais que podem ser levados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas;
* É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa;
* Evite locais sujeitos a alagamento.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.